O prefeito de Fortaleza, José Sarto, recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 neste domingo (16/05). A vacinação foi realizada durante mutirão para aplicação da segunda dose da CoronaVac, e o gestor compareceu às 15h ao Centro de Eventos do Ceará, obedecendo à lista de espera.
Assista à matéria da TV Terra do Sol
O recebimento de cerca de 42 mil doses do imunobiológico fabricado pelo Instituto Butantan foi anunciado pelo gestor no último sábado (15/05), quantitativo direcionado ao mutirão de vacinação de idosos que ainda aguardavam agendamento.
Em postagem nas redes sociais, ele comemorou o novo recorde de vacinados na Capital, no fim desta tarde. “Pessoal, temos um novo recorde de vacinação em Fortaleza! A última parcial deste domingo (16/5) já contabiliza 31.607 pessoas atendidas no mutirão da segunda dose da CoronaVac. Após tanta espera, este foi um dia de muito trabalho e de grande alegria para todos nós, inclusive pra mim, pois estou entre os que receberam a segunda dose! Parabéns a toda a equipe!”, celebrou.
Durante a live transmitida nesta tarde, Sarto enfatizou a logística de vacinação planejada para este fim de semana. “Agendamos, no sábado e domingo, 70 mil pessoas para vacinação, sendo no domingo exclusivamente para a segunda dose. A ansiedade era muito grande e recebo hoje, com muita alegria, a segunda dose da CoronaVac, que havia tanta demanda e cobrança legítima da população de Fortaleza”, destacou o gestor.
Sarto reforçou que as pessoas devem se dirigir aos locais de vacinação no horário marcado, seguindo as orientações enviadas por SMS, Whatsapp, além da lista publicada no site da Prefeitura.
“Dessa forma conseguimos atender de forma mais fluida o maior número de pessoas. Vamos praticamente zerar a demanda por segunda dose CoronaVac aqui no município, e continuamos no aguardo por mais vacinas. Quem distribui é o Governo Federal, que repassa para o Estado e depois para a Prefeitura, que faz a imunização”, explicou o prefeito.
De acordo com a secretária de saúde, Ana Estela Leite, o balanço do dia foi positivo e a população realmente compareceu para receber suas doses, que, para algumas pessoas, já estava com atraso de até mais de dez dias. “É um momento histórico, batemos o nosso recorde de vacinação em um único dia. Um final de semana intenso, e devemos levar em consideração que colocamos como pontos de vacinação apenas 60 dos 116 postos de saúde, mostrando a robustez e capilaridade do nosso sistema quando utilizamos a rede de atenção primária”, enfatizou.
Idosos vacinados
Sarto acompanhou o trabalho no Centro de Eventos e também vacinou alguns idosos que estavam agendados. Dentre eles, estava Cássia Vale, de 62 anos, que foi a primeira a receber a vacina pelo prefeito. “Eu acredito na ciência e nas vacinas e acho que isso tudo vai passar quando todo mundo for vacinado. Todo mundo precisa permanecer com os cuidados necessários. A quarentena fez com que eu usasse a criatividade e me permitiu fazer uma análise sobre meus valores e emoções”, relatou.
Francisco Abreu dos Santos, 62, também vacinado pelo prefeito, disse que a vacina é uma segurança. “A gente tem que pensar nos filhos, na esposa. A gente se vacina e fica aguardando a vez deles, e faz de tudo para que eles não fiquem doentes. Também achei incrível ter sido vacinado pelo Prefeito, pois sempre estou atento a tudo que acontece na cidade”, destacou.
Jânio Alves, 62, destacou a boa sensação e a importância de receber o imunizante. “Além disso, foi uma honra o próprio prefeito, como médico, ter aplicado a vacina, uma ótima coincidência e foi tudo muito rápido e tranquilo. Meu conselho para todas as pessoas é que não relaxem, continuem com a máscara, sigam higienizando as mãos e os alimentos”, indicou.
No drive-thru, Maria da Conceição, de 62 anos, bateu um papo com o prefeito Sarto e também recebeu a imunização das mãos do gestor. “Confiei que a vacina já estava perto de vir, e realmente veio. A vacina está sendo um sucesso para todo mundo que já está recebendo, uma grande esperança. Agora quero viajar, ver minha família que mora fora e, daqui a alguns dias, poder abraçar todo mundo”, declarou.
Cumprindo o isolamento em casa, mas se recuperando de um acidente vascular cerebral do qual ficou em coma durante 40 dias, José Guedes Martins, de 61 anos, contou que estava ansioso para receber a dose. “Mas o prefeito veio aplicar, ficou melhor”, riu o idoso. “Daqui para a frente vou continuar me cuidando e esperar para ver no que é que dá. Agora está ótimo, estou protegido”.