A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou, nesta quinta-feira (20/05), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. “Nós vacinamos, até ontem, 514.790 pessoas com a primeira dose. Dentre elas, 316.471 foram vacinadas com D2”, informou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a coordenadora das Regionais de Saúde de Fortaleza, Fabiana Sales.
O Município continua atendendo o público prioritário pertencente à terceira fase da campanha, composto, neste momento, por pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente, incluindo síndrome de down, pacientes renais crônicos, hipertensos, gestantes e puérperas.
“Para assegurar a organização do processo, a SMS reitera a importância da checagem e do cumprimento dos agendamentos detalhados nas listas nominais disponíveis no portal https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br, também informados por e-mail e por mensagens de WhatsApp. Por meio desse contato, nós especificamos o horário e o local do atendimento, que devem ser cumpridos para evitar aglomerações e desconfortos”, informou.
Segundas doses dos imunobiológicos
Diante do alcance da data limite estabelecida nos cartões de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura informa que os oito centros distribuídos pela Capital podem ser procurados nesta quinta-feira para a administração de segundas doses. “Hoje, não estamos agendando a administração de D2. Mas pessoas com a data limite atingida podem comparecer ao RioMar Fortaleza, à Arena Castelão, ao Centro de Eventos, ao Sesi Parangaba ou a algum dos quatro Cucas portando, além do cartão, os documentos pessoais”, orientou.
Simultaneamente, o Município está concluindo a administração domiciliar de segundas doses de CoronaVac e iniciando o atendimento de idosos acamados contemplados pela AstraZeneca.
Campanha nacional de vacinação contra a gripe
De forma paralela, prossegue, em Fortaleza, a campanha de imunização contra a gripe, incluindo H1N1, H3N2 e vírus Influenza B. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os 116 postos de saúde da Capital estão vacinando professores, idosos acima de 60 anos e os demais grupos pertencentes à primeira fase.
“Gestantes e puérperas ainda não vacinadas podem procurar os nossos postos de saúde. No entanto, tomando a precaução de respeitar o intervalo mínimo de 14 dias após a vacinação contra a Covid-19”, concluiu Fabiana.