31 de December de 2024 em Fortaleza

Em live, Sarto faz balanço da gestão, destaca avanços em Fortaleza e afirma que conquistas devem ser irreversíveis

O prefeito prestou contas à população e destacou programas como o Proinfra, a criação do Passe Livre Estudantil e o Tuk-Tuk dos Remédios


Sarto fala na live
Sarto ressaltou os avanços obtidos e o papel de destaque que a capital vem desempenhando no cenário nacional, impulsionado por programas e políticas públicas inovadoras (Foto: Yuri Allen)

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais e na TV Terra do Sol nesta segunda-feira (30/12), o prefeito José Sarto apresentou um balanço das principais ações conduzidas pela Prefeitura de Fortaleza nos últimos quatro anos. Ele ressaltou os avanços obtidos e o papel de destaque que a capital vem desempenhando no cenário nacional, impulsionado por programas e políticas públicas inovadoras.

"Fortaleza cresceu muito nos últimos anos. Desde o início da gestão, planejamos e realizamos políticas públicas que nos colocaram no rumo certo. A cidade se tornou referência internacional em diversas áreas. E esses avanços devem ser irreversíveis. É hora de aperfeiçoar e expandir essas conquistas. Não podemos dar nenhum passo para trás”, afirmou o prefeito Sarto.

Educação

O primeiro ponto abordado pelo prefeito Sarto durante a live foi o destaque de Fortaleza na educação. De acordo com o gestor, a capital é referência na alfabetização na idade certa e na educação em tempo integral. Além da boa posição de Fortaleza entre as capitais do país, Sarto também destacou a inauguração de 34 supercreches, 17 novas escolas, 53 escolas Areninhas e a criação do Passe Livre Estudantil. Neste ano, mais de 21 milhões de bilhetes foram concedidos a alunos de instituições públicas e privadas.

"Isso se tornou possível graças ao trabalho de um competente time de profissionais da educação, que estão fazendo a diferença em sala de aula e na vida de nossos meninos e meninas. Mas também é reflexo do nosso investimento numa educação de qualidade, inclusiva e transformadora".

Saúde

Na saúde, o prefeito pontuou a ampliação da rede de postos de saúde na cidade. Ao longo dos quatro anos, a gestão inaugurou 24 postos e requalificou 96. Outro destaque foi a entrega dos três hospitais distritais: o Gonzaguinha do José Walter, o Frotinha de Messejana e o Gonzaguinha de Messejana.
"Implantamos a telemedicina, conectando médicos dos postos de saúde com especialistas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, mastologia, psiquiatria, urologia, hematologia, odontologia, pediatria e oftalmologia. Também estamos realizando teleconsultas nas áreas de nutrição e psicologia", disse.

O Tuk-Tuk dos Remédios, política pública responsável por levar medicamentos diretamente às casas das pessoas, também foi relembrado pelo gestor.

"Nós inauguramos o 1º Núcleo Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea). Inauguramos também a 1ª Escola de Saúde Pública Municipal, que já vem contribuindo com a formação continuada de nossos profissionais de saúde. Empenhamos muitos esforços para qualificar a saúde de Fortaleza e oferecer atendimento digno aos fortalezenses em nossas unidades de saúde", enfatizou.

Infraestrutura

Na infraestrutura, Sarto destacou o Proinfra, programa responsável pela pavimentação de ruas de terra. Segundo o prefeito, o programa já beneficiou mais de 140 mil famílias e reformou mais de mil ruas, o que corresponde a 310 quilômetros de piso intertravado.

"É bonito ver como as famílias abraçam essa iniciativa. Ruas que antes eram de terra, inacessíveis, agora recebem saneamento adequado, drenagem, acessibilidade e nova pavimentação. Estamos ajudando a tirar essas famílias literalmente da lama", afirmou.
O prefeito também mencionou a entrega da nova Beira-Mar e o resgate de outros cartões postais, como a Ponte dos Ingleses.

"Trabalhamos para levar esse mesmo padrão para toda a orla e beneficiamos Barra do Ceará, Pirambu, Praia de Iracema e Vicente Pinzón", afirmou.

Urbanismo

Outro destaque da gestão, segundo o prefeito, foi o resgate das áreas verdes da cidade e dos parques urbanos. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura requalificou o Parque Rachel de Queiroz, o Parque Rio Branco, a Lagoa de Messejana, a Lagoa do Opaia, o Parque do Passaré e a Lagoa do Opaia.

"No urbanismo, fizemos uma verdadeira transformação nos parques urbanos da cidade, reafirmando nosso compromisso com o meio ambiente, proporcionando lazer, acesso ao esporte e estimulando o empreendedorismo nas regiões beneficiadas", celebrou.

Juventude

Na área da juventude, o prefeito destacou a criação do Fortaleza Bilíngue, que oferece cursos de idiomas em seis línguas, beneficiando mais de 111 mil crianças, jovens e adultos, alunos da rede municipal e também empreendedores. Sarto também relembrou a entrega do Cuca Pici e explicou sobre o andamento do novo Cuca, que será entregue no Grande Mucuripe. Outro ponto destacado foi o Juventude Digital, que beneficiou cerca de 46 mil jovens com cursos na área de tecnologia.

"Os jovens de Fortaleza têm acesso a diversos cursos, desde práticas esportivas até cursos de artes e formação tecnológica", disse.
"Entregamos 53 novas Areninhas. Equipamentos que proporcionam acesso ao esporte e lazer nas comunidades, além de estimularem o comércio nas redondezas", concluiu.

Capacitação e Empreendedorismo

Durante a live, Sarto enfatizou que Fortaleza é o maior PIB do Nordeste, fruto de investimentos contínuos que consolidaram a capital como referência em capacitação no país. Dentre os destaques, está a criação do programa Nossas Guerreiras, que já beneficiou mais de 14 mil mulheres com crédito orientado de R$ 3 mil, e a realização de dez edições do Meu Bairro Empreendedor, com o propósito de estimular a economia nas periferias.

"Somos o maior PIB do Nordeste, destaque na geração de emprego e renda, a capital que mais capacita. Capacitamos cerca de 100 mil pessoas para o mercado de trabalho. Fortaleza não pode interromper esse crescimento; esse caminho de desenvolvimento precisa continuar sendo trilhado com sucesso", afirmou.

Concursos Públicos

Sarto destacou que a gestão foi responsável por grandes certames públicos, com destaque para os da Saúde e da Educação, além do concurso para mil guardas municipais. Os concursos beneficiaram áreas como Saúde, Educação, Segurança Cidadã, AMC, Secretaria de Finanças, e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Ao todo, 6 mil concursados foram convocados.

Na oportunidade, o prefeito esclareceu dúvidas e informou que convocou os aprovados da guarda municipal e agentes de saúde que atuarão no Instituto Dr. José Frota (IJF).

"Na semana passada, nomeamos cerca de 540 concursados, que irão compor os quadros da Prefeitura de Fortaleza. Destes, 508 são novos guardas municipais e 38 são enfermeiros que atuarão no Instituto Doutor José Frota. Com essas nomeações, estamos cumprindo o compromisso de convocar todos os aprovados no concurso da Guarda Municipal e também os aprovados para o IJF", explicou.

Ele também relembrou que ainda existem certames em andamento, como os do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPPLAN), da Procuradoria Geral do Município (PGM), da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Fortaleza (ACFor) e da Controladoria Geral do Município (CGM).

Mobilidade Urbana

Outra área destacada por Sarto foi a mobilidade urbana. O gestor enfatizou a redução do número de acidentes, resultado de uma soma de esforços e adoção de práticas internacionais implementadas na cidade.

"Comparando o ano de 2023 com 2014, início dessa política pública, o número de óbitos por acidentes em ruas e avenidas de Fortaleza caiu 58%. Para vocês terem uma ideia, isso corresponde a 1.277 vidas salvas neste período."
O prefeito destacou a expansão do Bicicletar e a criação de estações com bicicletas elétricas, além do aumento da malha cicloviária. "Somente na nossa gestão foram implantados 149,6 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias, totalizando 497,8 quilômetros."

Réveillon 2025

Por fim, o prefeito convidou a população fortalezense para participar do Réveillon 2025, que acontecerá no Aterro da Praia de Iracema. O réveillon da capital vem se consolidando nos últimos anos como um dos maiores do país.

"Um evento pensado para a nossa gente, mas que fortalece o turismo e aquece a economia da nossa cidade, gerando muitas oportunidades. Nossa expectativa é atrair cerca de 600 mil turistas, com impacto de R$ 4,7 bilhões na economia. É com esse clima de alegria e otimismo que queremos iniciar o novo ano. Teremos o Réveillon mais bonito, na orla mais linda do Brasil. Uma festa que traduz esse momento de prosperidade da nossa cidade, que registrou avanços em todas as áreas nos últimos anos", projetou.

Em live, Sarto faz balanço da gestão, destaca avanços em Fortaleza e afirma que conquistas devem ser irreversíveis

O prefeito prestou contas à população e destacou programas como o Proinfra, a criação do Passe Livre Estudantil e o Tuk-Tuk dos Remédios

Sarto fala na live
Sarto ressaltou os avanços obtidos e o papel de destaque que a capital vem desempenhando no cenário nacional, impulsionado por programas e políticas públicas inovadoras (Foto: Yuri Allen)

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais e na TV Terra do Sol nesta segunda-feira (30/12), o prefeito José Sarto apresentou um balanço das principais ações conduzidas pela Prefeitura de Fortaleza nos últimos quatro anos. Ele ressaltou os avanços obtidos e o papel de destaque que a capital vem desempenhando no cenário nacional, impulsionado por programas e políticas públicas inovadoras.

"Fortaleza cresceu muito nos últimos anos. Desde o início da gestão, planejamos e realizamos políticas públicas que nos colocaram no rumo certo. A cidade se tornou referência internacional em diversas áreas. E esses avanços devem ser irreversíveis. É hora de aperfeiçoar e expandir essas conquistas. Não podemos dar nenhum passo para trás”, afirmou o prefeito Sarto.

Educação

O primeiro ponto abordado pelo prefeito Sarto durante a live foi o destaque de Fortaleza na educação. De acordo com o gestor, a capital é referência na alfabetização na idade certa e na educação em tempo integral. Além da boa posição de Fortaleza entre as capitais do país, Sarto também destacou a inauguração de 34 supercreches, 17 novas escolas, 53 escolas Areninhas e a criação do Passe Livre Estudantil. Neste ano, mais de 21 milhões de bilhetes foram concedidos a alunos de instituições públicas e privadas.

"Isso se tornou possível graças ao trabalho de um competente time de profissionais da educação, que estão fazendo a diferença em sala de aula e na vida de nossos meninos e meninas. Mas também é reflexo do nosso investimento numa educação de qualidade, inclusiva e transformadora".

Saúde

Na saúde, o prefeito pontuou a ampliação da rede de postos de saúde na cidade. Ao longo dos quatro anos, a gestão inaugurou 24 postos e requalificou 96. Outro destaque foi a entrega dos três hospitais distritais: o Gonzaguinha do José Walter, o Frotinha de Messejana e o Gonzaguinha de Messejana.
"Implantamos a telemedicina, conectando médicos dos postos de saúde com especialistas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, mastologia, psiquiatria, urologia, hematologia, odontologia, pediatria e oftalmologia. Também estamos realizando teleconsultas nas áreas de nutrição e psicologia", disse.

O Tuk-Tuk dos Remédios, política pública responsável por levar medicamentos diretamente às casas das pessoas, também foi relembrado pelo gestor.

"Nós inauguramos o 1º Núcleo Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea). Inauguramos também a 1ª Escola de Saúde Pública Municipal, que já vem contribuindo com a formação continuada de nossos profissionais de saúde. Empenhamos muitos esforços para qualificar a saúde de Fortaleza e oferecer atendimento digno aos fortalezenses em nossas unidades de saúde", enfatizou.

Infraestrutura

Na infraestrutura, Sarto destacou o Proinfra, programa responsável pela pavimentação de ruas de terra. Segundo o prefeito, o programa já beneficiou mais de 140 mil famílias e reformou mais de mil ruas, o que corresponde a 310 quilômetros de piso intertravado.

"É bonito ver como as famílias abraçam essa iniciativa. Ruas que antes eram de terra, inacessíveis, agora recebem saneamento adequado, drenagem, acessibilidade e nova pavimentação. Estamos ajudando a tirar essas famílias literalmente da lama", afirmou.
O prefeito também mencionou a entrega da nova Beira-Mar e o resgate de outros cartões postais, como a Ponte dos Ingleses.

"Trabalhamos para levar esse mesmo padrão para toda a orla e beneficiamos Barra do Ceará, Pirambu, Praia de Iracema e Vicente Pinzón", afirmou.

Urbanismo

Outro destaque da gestão, segundo o prefeito, foi o resgate das áreas verdes da cidade e dos parques urbanos. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura requalificou o Parque Rachel de Queiroz, o Parque Rio Branco, a Lagoa de Messejana, a Lagoa do Opaia, o Parque do Passaré e a Lagoa do Opaia.

"No urbanismo, fizemos uma verdadeira transformação nos parques urbanos da cidade, reafirmando nosso compromisso com o meio ambiente, proporcionando lazer, acesso ao esporte e estimulando o empreendedorismo nas regiões beneficiadas", celebrou.

Juventude

Na área da juventude, o prefeito destacou a criação do Fortaleza Bilíngue, que oferece cursos de idiomas em seis línguas, beneficiando mais de 111 mil crianças, jovens e adultos, alunos da rede municipal e também empreendedores. Sarto também relembrou a entrega do Cuca Pici e explicou sobre o andamento do novo Cuca, que será entregue no Grande Mucuripe. Outro ponto destacado foi o Juventude Digital, que beneficiou cerca de 46 mil jovens com cursos na área de tecnologia.

"Os jovens de Fortaleza têm acesso a diversos cursos, desde práticas esportivas até cursos de artes e formação tecnológica", disse.
"Entregamos 53 novas Areninhas. Equipamentos que proporcionam acesso ao esporte e lazer nas comunidades, além de estimularem o comércio nas redondezas", concluiu.

Capacitação e Empreendedorismo

Durante a live, Sarto enfatizou que Fortaleza é o maior PIB do Nordeste, fruto de investimentos contínuos que consolidaram a capital como referência em capacitação no país. Dentre os destaques, está a criação do programa Nossas Guerreiras, que já beneficiou mais de 14 mil mulheres com crédito orientado de R$ 3 mil, e a realização de dez edições do Meu Bairro Empreendedor, com o propósito de estimular a economia nas periferias.

"Somos o maior PIB do Nordeste, destaque na geração de emprego e renda, a capital que mais capacita. Capacitamos cerca de 100 mil pessoas para o mercado de trabalho. Fortaleza não pode interromper esse crescimento; esse caminho de desenvolvimento precisa continuar sendo trilhado com sucesso", afirmou.

Concursos Públicos

Sarto destacou que a gestão foi responsável por grandes certames públicos, com destaque para os da Saúde e da Educação, além do concurso para mil guardas municipais. Os concursos beneficiaram áreas como Saúde, Educação, Segurança Cidadã, AMC, Secretaria de Finanças, e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Ao todo, 6 mil concursados foram convocados.

Na oportunidade, o prefeito esclareceu dúvidas e informou que convocou os aprovados da guarda municipal e agentes de saúde que atuarão no Instituto Dr. José Frota (IJF).

"Na semana passada, nomeamos cerca de 540 concursados, que irão compor os quadros da Prefeitura de Fortaleza. Destes, 508 são novos guardas municipais e 38 são enfermeiros que atuarão no Instituto Doutor José Frota. Com essas nomeações, estamos cumprindo o compromisso de convocar todos os aprovados no concurso da Guarda Municipal e também os aprovados para o IJF", explicou.

Ele também relembrou que ainda existem certames em andamento, como os do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPPLAN), da Procuradoria Geral do Município (PGM), da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Fortaleza (ACFor) e da Controladoria Geral do Município (CGM).

Mobilidade Urbana

Outra área destacada por Sarto foi a mobilidade urbana. O gestor enfatizou a redução do número de acidentes, resultado de uma soma de esforços e adoção de práticas internacionais implementadas na cidade.

"Comparando o ano de 2023 com 2014, início dessa política pública, o número de óbitos por acidentes em ruas e avenidas de Fortaleza caiu 58%. Para vocês terem uma ideia, isso corresponde a 1.277 vidas salvas neste período."
O prefeito destacou a expansão do Bicicletar e a criação de estações com bicicletas elétricas, além do aumento da malha cicloviária. "Somente na nossa gestão foram implantados 149,6 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias, totalizando 497,8 quilômetros."

Réveillon 2025

Por fim, o prefeito convidou a população fortalezense para participar do Réveillon 2025, que acontecerá no Aterro da Praia de Iracema. O réveillon da capital vem se consolidando nos últimos anos como um dos maiores do país.

"Um evento pensado para a nossa gente, mas que fortalece o turismo e aquece a economia da nossa cidade, gerando muitas oportunidades. Nossa expectativa é atrair cerca de 600 mil turistas, com impacto de R$ 4,7 bilhões na economia. É com esse clima de alegria e otimismo que queremos iniciar o novo ano. Teremos o Réveillon mais bonito, na orla mais linda do Brasil. Uma festa que traduz esse momento de prosperidade da nossa cidade, que registrou avanços em todas as áreas nos últimos anos", projetou.