Logo da Prefeitura Municipal de Fortaleza

25 de October de 2022 em Turismo

Em pesquisa inédita, turistas atribuem nota 9,14 para medir grau de felicidade com experiência em Fortaleza

Levantamento foi realizado nos meses de junho a agosto deste ano e também identificou perfil dos visitantes


A Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, realizou pesquisa inédita sobre a Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista de Fortaleza 2022. Com o objetivo de identificar o perfil dos viajantes que escolheram a capital cearense para visitar e o grau de satisfação e felicidade com suas experiências no destino, o levantamento foi realizado de junho a agosto deste ano. De acordo com o estudo, a nota média do grau de satisfação e felicidade do turista em virtude das experiências vividas por ele na Cidade foi de 9,14.

A pesquisa identificou que os atrativos naturais foram os que mais marcaram os visitantes, com 37,1% da preferência; seguidos pela receptividade do fortalezense, com 19,4%. A diversão ficou em terceiro lugar, com 12,6%; já as experiências vividas atingiram o quarto lugar, com 11,9%. O ranking é completado pela gastronomia (10,4%) e pelo atendimento do fortalezense aos visitantes (8,6%).

Com relação às expectativas, 94,7% dos entrevistados afirmaram que encontraram o que esperavam na Cidade e 95,2% tiveram suas expectativas atendidas. Além disso, 97,5% dos visitantes afirmaram que retornariam a Fortaleza e 97,9% também indicariam o destino para outras pessoas.

Esta é a primeira vez que a Setfor realiza um estudo sobre o grau de satisfação e felicidade na experiência dos turistas em Fortaleza. “Esse é um levantamento inédito em uma cidade no País. É a primeira vez que está sendo medido o grau de felicidade do turista com relação a um destino. O turismo é uma mola propulsora da nossa economia e é muito importante considerarmos todos os aspectos nele envolvidos”, destaca Alexandre Pereira, titular da Setfor. “Viver o turismo como forma de encontrar a felicidade e ter essa expectativa atendida impulsiona o destino e, consequentemente, a economia local. Os dados identificados pelo Observatório do Turismo de Fortaleza nos deixam muito satisfeitos e mostram que estamos no caminho certo”, conclui.

Novas experiências

O levantamento também levou em conta se o visitante viveu novas experiências em Fortaleza. Um total de 30,8% citou as praias locais como a principal nova experiência vivida na Cidade. A Praia do Futuro especificamente (21,8%) e a Beira-Mar (16%) foram citadas na sequência.

Sobre a motivação da viagem, 64,9% veio a lazer; 15% esteve em Fortaleza para visitar parentes e/ou amigos; enquanto 14,3% veio a negócios. Outros motivos, como saúde, concursos e estudo, trouxeram 3,1% dos entrevistados. Eventos (1,6%), motivos religiosos (0,8%) e esporte (0,3%) foram as outras razões citadas pelos entrevistados para visitar a Cidade.

A pesquisa foi realizada no Aeroporto de Fortaleza, na área de check in, na praça de alimentação e nos espaços de circulação próximos à Casa do Turista do terminal aéreo.

Em pesquisa inédita, turistas atribuem nota 9,14 para medir grau de felicidade com experiência em Fortaleza

Levantamento foi realizado nos meses de junho a agosto deste ano e também identificou perfil dos visitantes

A Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, realizou pesquisa inédita sobre a Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista de Fortaleza 2022. Com o objetivo de identificar o perfil dos viajantes que escolheram a capital cearense para visitar e o grau de satisfação e felicidade com suas experiências no destino, o levantamento foi realizado de junho a agosto deste ano. De acordo com o estudo, a nota média do grau de satisfação e felicidade do turista em virtude das experiências vividas por ele na Cidade foi de 9,14.

A pesquisa identificou que os atrativos naturais foram os que mais marcaram os visitantes, com 37,1% da preferência; seguidos pela receptividade do fortalezense, com 19,4%. A diversão ficou em terceiro lugar, com 12,6%; já as experiências vividas atingiram o quarto lugar, com 11,9%. O ranking é completado pela gastronomia (10,4%) e pelo atendimento do fortalezense aos visitantes (8,6%).

Com relação às expectativas, 94,7% dos entrevistados afirmaram que encontraram o que esperavam na Cidade e 95,2% tiveram suas expectativas atendidas. Além disso, 97,5% dos visitantes afirmaram que retornariam a Fortaleza e 97,9% também indicariam o destino para outras pessoas.

Esta é a primeira vez que a Setfor realiza um estudo sobre o grau de satisfação e felicidade na experiência dos turistas em Fortaleza. “Esse é um levantamento inédito em uma cidade no País. É a primeira vez que está sendo medido o grau de felicidade do turista com relação a um destino. O turismo é uma mola propulsora da nossa economia e é muito importante considerarmos todos os aspectos nele envolvidos”, destaca Alexandre Pereira, titular da Setfor. “Viver o turismo como forma de encontrar a felicidade e ter essa expectativa atendida impulsiona o destino e, consequentemente, a economia local. Os dados identificados pelo Observatório do Turismo de Fortaleza nos deixam muito satisfeitos e mostram que estamos no caminho certo”, conclui.

Novas experiências

O levantamento também levou em conta se o visitante viveu novas experiências em Fortaleza. Um total de 30,8% citou as praias locais como a principal nova experiência vivida na Cidade. A Praia do Futuro especificamente (21,8%) e a Beira-Mar (16%) foram citadas na sequência.

Sobre a motivação da viagem, 64,9% veio a lazer; 15% esteve em Fortaleza para visitar parentes e/ou amigos; enquanto 14,3% veio a negócios. Outros motivos, como saúde, concursos e estudo, trouxeram 3,1% dos entrevistados. Eventos (1,6%), motivos religiosos (0,8%) e esporte (0,3%) foram as outras razões citadas pelos entrevistados para visitar a Cidade.

A pesquisa foi realizada no Aeroporto de Fortaleza, na área de check in, na praça de alimentação e nos espaços de circulação próximos à Casa do Turista do terminal aéreo.