Durante uma live nas redes sociais nesta quinta-feira (04/03), o prefeito José Sarto fez um pronunciamento sobre o isolamento social rígido estabelecido no decreto municipal Nº 14.491, em vigor a partir desta sexta-feira (05/03). As restrições suspendem, dentre várias atividades presenciais, comércio, serviço, administração pública e ensino.
De acordo com o prefeito, apesar dos esforços dos profissionais de saúde e do empenho em ampliar a rede assistencial, com a expansão dos leitos de enfermaria e UTI, assim como a intensa fiscalização para evitar aglomerações, Fortaleza registrou nas últimas semanas um aumento dramático do número de casos de Covid-19, de internações e de óbitos.
Foi atingido limite da rede pública e também privada, e os hospitais e as equipes de saúde estão atendendo com capacidade máxima. O gestor classificou o cenário como grave, o que impõe a adoção de medidas firmes para conter a disseminação do vírus.
A adesão ao isolamento social rígido tem base nas recomendações científicas e nas orientações do comitê de enfrentamento à Covid-19 do qual José Sarto faz parte.
“Essa é uma decisão dura, mas precisamos da compreensão e do comprometimento dos fortalezenses. Estou fazendo tudo que está ao meu alcance para evitar que nossos irmãos padeçam na espera de um leito. É preciso que fiquemos unidos e façamos esse sacrifício por todos nós, para assim, num futuro próximo, com a vacinação de nossa população, podermos retornar à vida normal ao lado daqueles que amamos”, disse Sarto.
Sarto encerrou ressaltando que acredita na superação desse momento difícil. "E podem contar comigo. Eu sou médico, e conheço a aflição de ter um paciente precisando de um leito de UTI quando não há vaga disponível. Estou lutando contra isso. Estou trabalhando diariamente, dia e noite. Vamos, juntos, superar mais esse momento tão difícil".