Na Educação de Fortaleza, a política da Primeira Infância tem sido prioridade e está sendo desenvolvida para garantir o bom desenvolvimento das crianças. Além, claro, de garantir os direitos delas nesta fase importante da vida. Para reconhecer esse trabalho, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou a 3ª edição da certificação das Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), nesta quinta-feira (12/12), na Academia do Professor Darcy Ribeiro. Na cerimônia, receberam o selo as unidades municipais que participaram e alcançaram uma pontuação superior a 75% na avaliação.
Neste ano, 64 unidades aderiram à iniciativa, engajando-se em um processo de autoavaliação e avaliação institucional, em colaboração com a comunidade escolar. A estratégia de implantação das Unidades Amigas da Primeira Infância na Educação de Fortaleza tem a missão de fortalecer a política da primeira infância. Desenvolvida pela Rede Municipal de Ensino, a estratégia ocorre em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A Uapi é uma estratégia do Unicef voltada para a qualificação dos serviços públicos de saúde e de educação infantil, que inclui assistência técnica, capacitação e monitoramento, de forma a contribuir para os resultados das políticas municipais para a primeira infância. Entre os objetivos da Uapi estão: incentivar o trabalho intersetorial entre saúde e educação, fortalecer a aprendizagem das crianças de até seis anos de idade e melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de Educação Infantil.
O secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia, explica que as unidades participantes realizaram diferentes transformações e momentos de avaliação institucional a partir de cinco dimensões e indicadores de qualidade da Educação Infantil. Entre as áreas avaliadas, estiveram o currículo e práticas pedagógicas, cooperação com as famílias e promoção à saúde.
“Fortaleza é conhecida pela qualificação da Educação Infantil. Somos referência também no atendimento de nossas crianças. A missão da Rede de Ensino é oferecer uma educação pública com qualidade e equidade para todos os bebês e crianças. Parabenizamos nosso time pela competência e todo trabalho envolvido para conquistar essa certificação”, reconhece Jefferson.
Edição 2024 na Rede de Ensino
As unidades escolares que integram a 3ª edição da Uapi são acompanhadas e avaliadas também por um comitê científico formado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS); o Conselho Municipal de Educação (CME); o Fórum Municipal da Educação (FME); a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) e representantes de famílias das crianças da Rede Municipal de Ensino.
Um dos Centros de Educação Infantil (CEIs) certificado como Unidade Amiga da Primeira Infância é o CEI Vila do Mar, na Barra do Ceará. A coordenadora pedagógica Alexssandra Queiroz atribui a conquista ao trabalho de toda escola que abraçou a causa. “A certificação é importante porque qualifica nosso trabalho. O que a gente faz está sendo visto e certificado. Vou ter orgulho de colocar a placa na entrada da escola. Toda nossa equipe está comemorando o resultado”, diz Alexssandra.
Lançamento do Samei
Na cerimônia de certificação da Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), a Rede Municipal de Ensino realizou o lançamento do Sistema de Avaliação e Monitoramento da Educação Infantil (Samei). A iniciativa foi idealizada a partir dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (Indiquei); dos resultados sistêmicos da Uapi; dos parâmetros para a promoção da qualidade e equidade da educação infantil cearense (Seduc) e dos parâmetros nacionais de qualidade e equidade para a Educação Infantil.
O sistema tem como objetivo construir uma cultura de avaliação institucional e o acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Rede Municipal. A proposta é que haja reflexão e discussão sobre os serviços prestados às crianças e famílias para o aprimoramento das práticas pedagógicas e o fortalecimento da política da Educação Infantil.