De 23 de maio a 27 de junho, a Galeria Mário Baratta - Estoril recebe a exposição fotográfica Acessibilidade - Além dos espaços físicos, produzida pela Embaixada da Suécia no Brasil.
A abertura acontece no dia 23, às 19 horas, com a presença do embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, e cônsules da Suécia de outros estados do país. A cerimônia contará também com a presença de associações e entidades de serviços e apoio às pessoas com deficiência.
O evento, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) e pelo Consulado da Suécia na Capital, integra a programação cultural da Quarta Iracema.
“Uma exposição de alto nível, que já passou por outras cidades e agora em Fortaleza, na Praia de Iracema. Além da exposição, a capital também estará sendo sede pela primeira vez do Encontro Nacional de Consules da Suécia. Estaremos recebendo cerca de 20 representantes de todo o país. Nosso objetivo é estreitar os laços culturais e turísticos com a Suécia”, pontuou o secretário do Turismo de Fortaleza, Regis Medeiros.
Acessibilidade – Além dos Espaços físicos é uma exposição fotográfica do Instituto Sueco composto por 14 retratos de suecos e 10 retratos de brasileiros com diferentes deficiências. A exposição foi mostrada durante as Paraolimpíadas no Rio de Janeiro, na Câmara dos Deputados em Brasília, na Biblioteca Estadual em Belo Horizonte e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Sobre a exposição
A exposição Acessibilidade - Além dos Espaços Físicos, produzida pela Embaixada da Suécia no Brasil e pelo Swedish Institute (SI), foi inaugurada em 2016 pela Ministra de Crianças, Idosos e Igualdade da Suécia, Åsa Regnér, como evento cultural dos Jogos da XV Paralimpíada do Rio 2016, na Biblioteca Parque Estadual no Rio de Janeiro. Já esteve em Brasília e Belo Horizonte, Porto Alegre e agora em Fortaleza.
A exposição sueca viaja o mundo para levantar questões sobre acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiências físicas ou intelectuais. Pelo olhar dos fotógrafos Markus Marcetic, da Suécia, e Diego Bresani, do Brasil.