A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibiliza a atualização da biometria facial, de forma remota, para o processo de solicitação das carteiras estudantis 2021. A nova funcionalidade na plataforma virtual oferece mais comodidade ao estudante e evita aglomerações. Para requisitar o documento virtualmente, os estudantes podem acessar a plataforma de solicitação http://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br. Neste ano, já foram realizadas 115.805 solicitações de carteiras estudantis.
Para realizar a biometria facial pela plataforma virtual, o estudante deve enviar três arquivos: uma selfie (sem filtros e com fundo branco), uma imagem segurando seu documento com foto e um documento oficial com foto (RG ou CNH frente e verso). A validação da biometria será feita através de email cadastrado.
A biometria facial é utilizada para verificar a identidade do aluno no interior dos coletivos, evitando fraudes ou o uso indevido do documento no transporte público. “É interessante atualizar a biometria, caso o aluno tenha modificado suas feições faciais e, assim, evitar divergência das imagens no validador dos ônibus”, ressalta a coordenadora de Gestão de carteiras estudantis da Etufor, Ivanderly Carvalho.
Para solicitar o documento de 2021, a biometria facial é obrigatória para todos os alunos que nunca possuíram carteira estudantil. Já aqueles que são veteranos da rede particular e não mudaram de instituição, podem atualizar a biometria, caso julguem necessário, e imprimir o seu boleto para solicitar a carteira.
Como solicitar sua carteira estudantil 2021
O processo para a solicitação da carteira estudantil 2021 requer os seguintes passos: solicitação, envio/entrega da documentação necessária, cadastro da biometria facial e confirmação de matrícula pela instituição de ensino. A documentação, tanto para alunos da rede pública quanto para a rede particular, inclui identidade, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados. Caso o aluno já tenha efetuado a biometria facial, pode atualizar, caso julgue necessário. Depois que forem realizados os pedidos, os alunos devem aguardar a entrega das carteiras de estudante nas suas próprias instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE’s), no caso das universidades.
A carteira dos alunos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabilizam pela solicitação da gratuidade. Já os alunos da rede particular devem pagar a taxa que varia entre R$ 30,00 e R$ 38,00. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira.
Os alunos novatos podem solicitar a carteira virtualmente e devem obrigatoriamente cadastrar a biometria facial, apresentando a documentação necessária. Em seguida, devem pedir à instituição para confirmar a matrícula no site da Etufor.
Os alunos veteranos, ou seja, que já possuíram carteira de estudante da rede particular de escolas e universidades, e continuam na mesma instituição de ensino, precisam apenas imprimir o boleto pelo site e, caso queiram, podem atualizar a biometria facial. Caso o aluno tenha mudado de escola ou universidade, deve solicitar a confirmação de matrícula na sua instituição de ensino atual (procedimento realizado pelo representante cadastrado junto à Etufor) para que sejam atualizados seus dados escolares e, assim, imprimir seu boleto com os dados atualizados.
Todos os alunos que forem bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou que estudem nas Universidades Públicas, veteranos ou novatos, devem solicitar a carteira de estudante de 2021 pela plataforma de solicitação.
Benefícios
Além de garantir a meia passagem no transporte coletivo e a meia cultural, a identidade estudantil garante a integração, pois o documento possui a função de Bilhete Único no mesmo cartão, desde que seja feita recarga de créditos. Com isso, o aluno pode usufruir da integração, no intervalo de 2 horas, pagando apenas uma tarifa. Outra vantagem é a utilização gratuita dos sistemas Bicicletar e Bicicleta Integrada, bem como a facilitação do cadastro no programa de carros compartilhados, Vamo.