A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) prorrogou, até 9 de janeiro de 2026, o cadastro digital para motociclistas que atuam por aplicativo para solicitação do desconto de 50% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026, pelo site do Programa Municipal de Incentivo ao Motociclista por Aplicativo.
A solicitação é realizada de forma totalmente gratuita e 100% digital, sem necessidade de comparecimento presencial à sede da Etufor. O benefício de 50% de redução no valor do IPVA é voltado para os motociclistas que atendam aos critérios previstos na Lei que são, basicamente, estar cadastrado em uma plataforma digital, seja para entregas ou para transporte, possuir motos de até 160 cilindradas e ter realizado pelo menos três mil viagens no último ano, entre outros. Ao efetuar o cadastro, os motociclistas devem enviar a documentação exigida diretamente pelo site, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com categoria A e atividade remunerada, bem como o documento do veículo e outras comprovações, como prints do aplicativo a que está cadastrado.
As informações enviadas serão validadas por meio de um banco de dados compartilhado entre as empresas de aplicativo e a Etufor, garantindo segurança, transparência e a verificação correta dos dados apresentados.
“O objetivo é estender o prazo, para que os motoristas possam se beneficiar do desconto. Ao se cadastrar, o beneficiado que atender aos critérios deverá emitir o boleto para cota única até dia 27 de janeiro ou a partir de 10 de fevereiro, caso opte pelo pagamento parcelado”, explica o presidente da Etufor, George Dantas.
Fortaleza é o primeiro município do Brasil a conceder esse desconto com recursos próprios, reforçando o pioneirismo da capital em políticas de mobilidade urbana. A iniciativa acompanha a sanção da primeira lei do País que regulamenta a atividade de motociclistas por aplicativo, garantindo mais segurança jurídica e reconhecimento aos profissionais da categoria.
