Integrado às ações de fortalecimento da assistência às famílias de pacientes vítimas da Covid-19 em atendimento nas unidades municipais de saúde, a partir desta terça-feira (23/06), o Instituto Doutor José Frota (IJF) passa a disponibilizar informações online sobre o quadro clínico de seus pacientes. Por meio do Sistema Paciente IJF 2 Acompanhante, ofertado pela Prefeitura de Fortaleza, familiares ou responsáveis legais acompanharão o boletim de saúde diário de seus parentes, com todos os critérios de segurança, privacidade e sigilo dos dados pessoais dos usuários.
Disponível no Canal Coronavírus Fortaleza (https://acompanhante.ijf.fortaleza.ce.gov.br) e no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, a nova ferramenta conta com a mesma tecnologia já utilizada pelas equipes de atendimento do hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas (PV) desde o dia 11 de junho e, com pouco mais de uma semana de atualizações, já contabiliza mais de cem acessos.
De acordo com a superintendente do IJF, Riane Azevedo, a Sistema permite ainda mais proximidade entre os profissionais e as famílias dos pacientes, promovendo confiança e tranquilidade, assim como as chamadas de vídeo realizadas com a assistência do suporte de comunicação batizado de "Jandira".
IJF no enfrentamento à Covid-19
Desde março deste ano, o Novo IJF 2 vem adaptando suas áreas de atendimento para o acolhimento das vítimas de complicações graves causadas pelo novo coronavírus. Ao todo, 150 leitos estão disponíveis para os pacientes, sendo 100 deles em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
O hospital conta com equipes multiprofissionais especializadas no tratamento dos agravos sistemáticos causados pela doença, assim como o acompanhamento para o restabelecimento físico, motor e psicológico dos internos após dias, semanas e até meses de internação. Até o momento, mais de 500 famílias já puderam contar com o empenho, profissionalismo e empatia dessas equipes.
Por conta do grande risco de contágio no ambiente hospitalar, as áreas de atendimentos especiais têm acesso restrito, que também impede a entrada de visitantes e acompanhantes. Nos dias de tratamento, a apreensão dos pacientes e parentes é ainda maior e o alívio de poder contar com a atenção pessoal têm impacto na recuperação dos enfermos e no bem-estar de todos os envolvidos.
Por isso, todos os dias, equipes médicas realizam o contato direto com um representante da família, os assistentes sociais acolhem e orientam sobre as demais dúvidas e o serviço de psicologia hospitalar fornece o suporte emocional necessário para o momento.