Estimular e reconhecer, incentivar boas atitudes e elogiar. Essas são as três diretrizes da segunda oficina do Projeto Prevenção em Família, que ocorre nos dias 30 e 31/08 (quinta e sexta-feira), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A aplicação dos encontros é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS). A iniciativa do projeto é da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Estado do Ceará.
Os objetivos da oficina é fazer com que os pais e/ou responsáveis saibam a importância de reconhecer bons comportamentos e fazer elogios aos filhos, construindo assim um relacionamento positivo e saudável. O Prevenção em Família é um projeto direcionado para os pais e/ou responsáveis de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idades como uma ferramenta de cuidado e fortalecimento de vínculos, contribuindo assim, na prevenção ao uso problemático de álcool e outras drogas.
Para a profissional da CPDrogas Ana Patrícia, assistente social e facilitadora das oficinas no CRAS do Canindezinho, a metodologia do projeto facilita a participação das famílias ativamente nas atividades propostas. “Cada oficina apresenta várias dinâmicas, o que facilita a compressão dos participantes. Os temas estão presentes no cotidiano de cada um, contribuindo para o crescimento dos fatores de proteção familiar”, explica.
Cronograma de aplicação do projeto Prevenção em Família
Messejana - 30/08 (quinta-feira), 9h
Endereço: Rua José Bonfim Júnior, s/n
Canindezinho - 30;08 (quinta-feira), 9h
Endereço: Rua José Maurício, 405
Vila União - 30/08 (quinta-feira), 13h30
Endereço: Rua Do Avião, s/n
Bom Jardim - 31/08 (sexta-feira), 9h
Endereço: Rua Coronel João Correia, 2023