A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta terça-feira, (05/03), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) e da Secretaria Regional 2, quatro quiosques na comunidade da Lagoa do Papicu. Os equipamentos foram recebidos pelos respectivos permissionários e fazem parte do trabalho de requalificação executado naquela região.
Os quiosques compõem o processo de urbanização da comunidade, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias. Os novos espaços devem promover o desenvolvimento de pequenos negócios, proporcionando oportunidades de empreendedorismo, emprego e renda.
“O desejo da Secretaria de Habitação é dar oportunidades para as famílias trabalharem e conseguirem a sua renda. Aqui, vamos ter lava a jato, venda de espetinhos, enfim, já estamos promovendo melhorias para que logo entreguemos toda urbanização da lagoa”, disse o secretário titular da Habitafor, Carlos Kleber.
O empreendedor Jalmy Kleber de Oliveira, que trabalha há quatro anos com lava a jato em um espaço pequeno, foi um dos beneficiados com o novo espaço. “Eu trabalho no sol, no aberto e não tinha condições de guardar meus produtos. Agora, com essa melhoria e esse novo espaço, vou conseguir me organizar melhor. Agora é só muito trabalho pra subir mais na vida”, projetou.
Mais
Os quiosques têm 6,25 m de área útil e foram construídos em alvenaria com reboco e emassamento, contam com piso cerâmico e madeiramento com telha tipo colonial, pias e caixas d’água. Os pontos comerciais são equipados com porta de enrolar em ferro e cobogós para facilitar a ventilação do local, conforme a Coordenadoria de Programas Habitacionais da Habitafor.
Além dos quiosques, a Prefeitura de Fortaleza realiza a construção do residencial Lagoa do Papicu 2, com 144 apartamentos. O empreendimento está em fase final de obras e deve ser entregue ainda neste semestre.