Com o objetivo de atender as necessidades dos pequenos produtores do Município, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), desenvolve o Programa Feira de Pequenos Negócios. A ação acontece desde 2014 e já cadastrou 1.900 artesãos nas 1.179 feiras realizadas na Cidade no período, gerando um faturamento de cerca de R$ 3,9 milhões para os pequenos produtores locais.
A artesã Daisy Barbosa Correia, moradora do bairro Jangurrusu, trabalha com bijuterias e biscuit nas feiras promovidas nos terminais de ônibus. “Acho essencial esse apoio da Prefeitura, é de suma importância, pois promove visibilidade e oferece oportunidade de aprender novas técnicas e melhorar nossa renda”, comenta.
Além dos terminais de ônibus, as ações também acontecem no Vapt Vupt de Messejana, Lago Jacarey, Praça da Aerolândia, dentre outros. Além disso, O Espaço do Artesanato, na Aldeota, reúne uma amostra dos produtos comercializados. Nesses locais, são vendidas peças decorativas em cerâmica, madeira, biscuit, patchwork, bordados, artigos com material reciclado, dentre outros. Os artesãos cadastrados recebem, ainda, capacitações gerenciais.
“A ideia é criar oportunidade de crescimento para os pequenos produtores. Dessa forma, impulsionamos o pequeno negócio e contribuímos para que o empreendedorismo se torne um importante gerador de renda”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Mosiah Torgan.
Para mais informações ou inscrições, os interessados deverão se dirigir à Sala do Empreendedor, localizada na Secretaria Regional mais próxima, sede da SDE, Vapt Vupt Messejana ou Vapt Vupt Antônio Bezerra, além do Espaço do Artesanato (Avenida Santos Dumont, 2500 – Loja 17 - Aldeota). Para realizar o cadastro, é necessário apresentar Identidade (RG), Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), comprovante de endereço e uma amostra do produto artesanal. Mais informações: 0800. 081 41 41.