A Feirinha da Beira-Mar, um dos principais atrativos turísticos de Fortaleza, passa a funcionar em sua nova estrutura a partir desta sexta-feira (20/05). Com a requalificação realizada pela Prefeitura de Fortaleza, o equipamento foi totalmente planejado para oferecer mais conforto e comodidade aos visitantes, bem como aos permissionários que comercializam no espaço.
A nova Feirinha ganhou 707 boxes distribuídos em mais de 8 mil metros quadrados de área totalmente urbanizada e acessível, passando a funcionar em novo horário: das 16h às 22h, de domingo a domingo. As intervenções permitiram uma melhor acomodação dos comerciantes que, pela primeira vez, terão infraestrutura adequada para venda de artesanatos, roupas, acessórios, pinturas, produtos em crochê e renda e itens locais.
O permissionário Bernard Freire Neto comercializa há 13 anos na Feirinha da Beira-Mar. Ele acredita que a requalificação da feira irá impactar positivamente o turismo e comércio locais. “A gente tá muito otimista porque a Feirinha mudou para melhor. Quando ainda estávamos no processo de mudança para esse novo espaço, os turistas já queriam conhecer. Nós, permissionários, esperamos aumentar as vendas porque acreditamos que a nova Beira-Mar vai atrair ainda mais os turistas locais e os de fora do Ceará também”, destaca.
Vera Lúcia da Cruz, também permissionária e vendedora de roupas de praia, comemora a entrega da nova estrutura e ressalta que o espaço proporcionará novas condições de trabalho e atendimento. “Essa estrutura nova, fixa e definitiva foi uma importante conquista para todos os permissionários. A nova feirinha oferece mais conforto para os turistas e fortalezenses, que agora podem fazer compras com mais comodidade. Eu já preparei meu box desde cedo para esse momento. Estava muito ansiosa”, revela.
O turista Chico Kiko trouxe a família de Recife para visitar a cidade e ficou surpreso com a nova estrutura e organização da Feirinha. “Eu estive aqui em Fortaleza há dois anos e já tinha conhecido a Beira-Mar. Cheguei aqui ontem a noite e fiquei surpreso com a nova estrutura desse ponto turístico. Posos garantir que os turistas saem daqui muito satisfeitos porque os comerciantes acolhem todos muito bem e prestam um ótimo serviço”, salienta.
Requalificação
As intervenções realizadas na Feirinha foram realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), em diálogo com a Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira-Mar (Asfabem), com apoio da Secretaria da Gestão Regional (Seger), por meio da Secretaria Executiva Regional 2.
O espaço recebeu piso em concreto, estrutura metálica com acabamentos em ACM perfurados, porta de rolar e sombreamento feito por meio de lonas tensionadas, que permitem o funcionamento da feirinha também durante o período da tarde, além de uma central para quadros de energia e caixas eletrônicos.