A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e da Rede Juv, realizou o 1º Juv Flow: Batalhas da Juventude neste sábado (08/07). O festival, que fez parte do Férias em Fortaleza, contou com uma programação de batalhas de breaking e MCs. A competição premiou os vencedores Fortal Elementz Crew e Artista MC com passagens e hospedagem para competições nacionais.
Como destacou o secretário da Juventude Davi Gomes, o Juv Flow tem como objetivo engajar jovens e fortalecer a cultura do hip hop em Fortaleza. “É para mostrar essa cultura do break, do dance, do hip-hop e dar espaço para essa juventude muito potente que nós estamos realizando esse evento, utilizando o Férias em Fortaleza para trazer mais e mais expressões de arte e cultura para nossa cidade”, comentou.
Luana Oliveira, gerente de economia criativa da Rede Sejuv, também pontuou os objetivos sociais da competição. “Nós tínhamos uma demanda muito grande para fazer essa competição. O pessoal das batalhas estava precisando de um espaço como esse, mais adequado, para expor sua arte. Nesse evento, nossa ideia é estimular o protagonismo juvenil e valorização da cultura hip-hop e da periferia”.
MC Dumonte, natural de Horizonte, já é uma figurinha carimbada nos eventos de rima na Grande Fortaleza. Para ele, mais do que a competição, é importante fortalecer a cena cultural da periferia e ocupar esses espaços de incentivo promovidos pelo poder público.
“Meu objetivo é chegar no palco e rimar, levar essa alegria cearense que temos. Me preparei bastante para o evento. Mas, mais do que isso, é importante a gente estar nesse espaço com o apoio da Prefeitura. Meu papel aqui é alegrar e inspirar mais e mais crianças e jovens, para que eles sejam salvos pela cultura assim como eu”, comentou Dumonte.
Já o B. Boy PH, também conhecido como Black Sheep, competiu com sua crew Oxente Break. PH dança há mais de 10 anos e comentou que o brake e a cultura hip-hop tiveram um papel transformador na sua vida. “Comecei a dançar na minha antiga escola, sou morador do Vicente Pinzón. Lá teve um projeto chamado Mais Educação, graças a isso, eu conheci o Hip-hop, o Street Dance e depois o Break. A cultura do Hip-hop ajuda muita gente a sair do mundo do crime e de todas essas possibilidades ruins. Eu acho que sou mais uma dessas pessoas afetadas positivamente”, relatou B. Boy PH.
Fortal Elementz Crew, vencedores do 1º Juv Flow: Batalhas da Juventude na modalidade de breaking ganharão passagens e hospedagem para participar de qualquer competição nacional em 2023. Já Artista MC, vencedor da batalha de rimas, ganhará passagem e hospedagem para assistir ao Duelo Nacional de MCs, que será realizado em Belo Horizonte, no mês de novembro.