Era uma vez uma chapeuzinho vermelho que, em meio à pandemia de Covid-19, utilizava máscara e, devido ao distanciamento social, remetia cartinhas para a vovó. Este reconto da literatura clássica brasileira foi idealizado por Eliabia Barbosa e Nazete de Melo, educadoras do Centro de Educação Infantil (CEI) Fernanda Colares, na Lagoa Redonda, cujo projeto está nas páginas do livro Professor Autor 2022. Nesta quinta-feira (27/10), o lançamento da publicação encerrou as atividades do Festival Outubro Docente, no Centro de Eventos do Ceará.
Com o objetivo de conscientizar as crianças e as famílias sobre o combate à pandemia, o projeto “Cuidar de si, do outro e do mundo: ações de prevenção contra a Covid-19 em parceria com as famílias” envolveu a turma do Infantil III em tarefas de literatura, musicalização e pintura. “A própria Rede incentiva essa interação com a família, então nos inspiramos nisso para estimular a vacinação. O Professor Autor é um projeto importante que sistematiza e publiciza a nossa prática, além de dar visibilidade a potência que temos nas unidades escolares”, elogiou a professora Eliabia Barbosa.
Ao jogar luz a práticas inovadoras promovidas por 61 profissionais, o livro reúne uma coletânea de textos com temáticas variadas. Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), esteve presente no lançamento, definido pela gestora como uma forma “de registrar o que fazemos para inspirar outras pessoas”. De acordo com a secretária, “a ideia é sempre a valorização e o reconhecimento dos nossos professores. Dessa forma, vamos elevar cada vez mais o nível de aprendizagem para continuar sendo uma das melhores Redes Municipais do Brasil”.
Quem também também comemorou a publicação foi Jammes Mendes que, à época do edital para inscrição dos projetos, atuava como professora do CEI Filgueiras Lima, no bairro Jardim América. Uma das autoras do projeto “Criança e natureza: estabelecendo conexões em tempos de pandemia”, ela explica que a ideia buscou envolver as famílias na reconexão com os elementos naturais e, também, “construir uma visão crítica acerca do consumismo, mostrando que existem formas de brincar para além dos brinquedos plásticos”, relatou a profissional, que atualmente está lotada na Coordenadoria da Educação Infantil (COEI) da SME.
Para Priscila Monteiro, professora da Escola Municipal João Saraiva Leão e responsável pelo projeto “Minha história de vida: fortalecendo laços afetivos na educação infantil”, as reverberações do Professor Autor não acabam com a publicação do livro. “Com este lançamento, os educadores entendem que não são passivos e têm muito a contribuir” disse, concluindo: “há muito o que mostrar a partir das nossas diversas vivências em sala de aula”.
Professor Autor
O Projeto “Professor Autor... Fazendo história, trocando figurinhas” é uma das ações de reconhecimento da Rede Municipal ao trabalho docente, prioridade da gestão do prefeito José Sarto. A iniciativa existe desde 2017 e tem por objetivo geral reconhecer o desempenho do professor que exercita o magistério de forma crítica, criando uma linha editorial para socialização das práticas docentes que contribuem para a melhoria das práticas pedagógicas.