23 de November de 2016 em Cultura

Fim de semana em Fortaleza será animado com Festival Conecta, VII Memórias de Baobá, Piquenique e muita música

Programação é gratuita e acontece a partir de quinta-feira


Festival Conecta
A banda Capotes Pretos na Terra Marfim é uma das bandas selecionadas para participar da programação do Festival (Foto: Mocker Studio / Divulgação)

Um evento capaz de unir música, gastronomia, arte visual, artesanato e uma feira com produtos produzidos por jovens empreendedores. Esta é a proposta do "Conecta – Festival Artes sem Fronteiras", que irá proporcionar ,neste fim de semana, a experiência de novos olhares e novas formas de ocupar o espaço público.

Com uma estrutura pronta para 3 mil pessoas por dia, o evento, que tem início neste dia 23 e segue até sábado (26/11), vai agitar a Praça Clóvis Beviláqua, em frente à Faculdade de Direito e ao lado da Casa do Barão de Camocim. O prédio histórico, que compõe o complexo da Vila das Artes, sedia, na mesma época do evento, a edição anual da Casa Cor.

A programação contará com seminários, intervenções artísticas, diversas mostras, feira gastronômica e vários shows musicais. O line up do evento contará 26 atrações, sendo elas três convidadas e 23 locais selecionadas por uma equipe de curadores. São elas: Astronauta Marinho, Beat N’Jazz, Capotes Pretos na Terra Marfim, Casa de Velho, Cid, Danchá, Erivan Produtos do Morro, Gustavo Portela, Lorena Nunes, Mad Monkees, Máquinas, Marieta, Mel Mattos, Navigue, Nayra Costa, Nazirê, Old Books Room, Procurando Kalu, Projeto Rivera, Rodrigo Colares, Subcelebs e Tripulantes da Sabiabarca. Além das atrações convidadas, o grupo argentino Duo Finlândia (quinta, 24), a banda paulista O Terno (sexta, 25) e o baiano Tom Zé, que irá encerrar a noite de sábado (26).

Além dos grupos, artistas, produtores e outros agentes da cadeia produtiva da cultura, o Festival traz como diferencial a aproximação entre cidade, artista e público, destacando e valorizando a produção local, abrindo novas portas para a circulação de seus produtos e para a economia criativa. Uma das atrações nesse sentido será o Babado Coletivo, uma feira colaborativa que congrega trabalhos de estilistas, designers, chefs e artistas.

Promovido pelo Instituto Solaris, o Conecta tem o Apoio Cultural da TIM, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura (Secult) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura (Secultfor).

Humor nos Bairros, Feira de Artes e muita músicas no Mercados da Aerolândia e dos Pinhões
Os equipamentos culturais geridos pela Prefeitura de Fortaleza voltam a receber uma programação variada que inclui muita música, dança, gastronomia, artes plásticas e muito mais. Um dos locais que agita a cidade de Fortaleza é o Mercado da Aerolândia, onde a festa começa logo na quinta-feira (24/11), com mais um Humor nos Bairros. Nesta edição, o público vai cair no riso com o show de Manguaça.

A música começa a animar o público na sexta-feira (25/11), às 20h, no Mercado dos Pinhões com o Baila Comigo. A programação convida todos para dançar ao som das melhores canções interpretadas pela banda Código 3. Se a timidez impedir de arriscar alguns passos, os dançarinos da Induo Cia. de Dança estarão a postos para ajudar.

No sábado (26/11), tem programação nos dois equipamentos.O Mercado dos Pinhões recebe, a partir das 17h, mais uma edição da Feira de Artes. Em novo local, a programação continua uma boa oportunidade de adquirir os melhores produtos em artesanato, moda, design e outras manifestações artísticas em uma relação direta entre expositor e comprador. Além disso, quem for conferir a feira também poderá curtir a seleção musical do músico e produtor Ivan Timbó.

Nesta edição de novembro, o público vai poder conferir os trabalhos dos seguintes expositores: Aframoso, André Aguiar, Ateliê da Nanda, Ateliê Vyla Artes, B.Biscuit e Artesanato, Cacto Artes, Caramujolândia, Crias da Arte, Dendi Casa, Do Carmo, Ediane Soares, Expulsador, Flor do Sol, Jardim das Samambaias, Nêga Iúna, Oficina D.A.D.A, Oficina de Retalhos, Paulinho, Pedro Lins e Ricardo Fernande.

Já no Mercado da Aerolândia, no mesmo dia, às 19h, é a vez do Baile do Mercado promover a folia. Por lá, a banda Código 3 comanda a festa.

Domingo (27/11) é dia de Forró no Mercado em dobro. Às 18h30, o Mercado da Aerolândia recebe a banda Os Três do Forró para embalar o arrasta pé. Às 19h, a tradição no Mercado dos Pinhões continua com o Forró no Mercado fechando a programação do fim de semana. Por lá, Os Muringas cuidam do forró pé de serra.

Passeio Público recebe VII Memórias de Baobá, Passeio Instrumental e Piquenique
De 24 a 26 de novembro, o Passeio Público recebe parte da programação do VII Memórias de Baobá, encontro de formação que enfativa a cultura enquanto ampliação das experiências educativas na diáspora negra, através das expressões culturais negras.

O evento conta com uma diversidade de modalidades e recursos metodológicos, tais como: oficinas, rodas de formação, palestras, chão-redondos, apresentação de trabalhos científicos, exibição de filmes, rodas de conversa literárias, minicursos, envolvendo as diversas linguagens que o corpo propicia, dentro da perspectiva da cosmovisão africana como: teatro, pintura, artesanato, canto, dança, escritura, dentre outros.

Neste ano, com o significado da Década Internacional de Afrodescendentes, instituída pela ONU no período de 2015 a 2024, o Memórias de Baobá estará abrigando o Seminário Corpo-Dança Afroancestral que tem como tema o seguinte: Desafios e Perspectivas para uma pedagogia afrorreferenciada, numa parceria com o Balé Baião e o Ponto de Cultura Galpão da Cena, ambos de Itapipoca. Confira a programação aqui

O VII Memórias de Baobá é realizado pelo Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

Nos sábados e domingos, o som também toma conta do Passeio Público com as atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30, recebe, neste sábado (26/11), Mateus Ferias e convidado. No domingo (27/11), a música ficará por conta de Trio Mistura Brasileira – Moacir Bedê, Marco Túlio e Nilton Fiore.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (27/11), os pequenos vão se divertir com uma apresentação do grupo Ânima Teatro de Bonecos.

Dia 25 é Dia de Maracatu anima o bairro Messejana nesta sexta-feira
O projeto Dia 25 é dia de Maracatu chega no mês de novembro para animar a programação do fim de semana, desta vez no bairro Messejana. Nesta sexta-feira (25/11), às 18h, Praça da Messejana vai ficar encantada com toda a beleza do Maracatu Filhos de Iemanjá, que levará aos espaço o cortejo e a coroação da rainha.

O evento, que a cada dia 25 leva maracatus a diversos pontos da cidade, também conta com um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), que traduz o evento para o público surdo que estiver presente no local da apresentação.

Além disso, nesta edição de novembro, o projeto receberá a programação do Roda de Memórias. A atividade, que tem levado os autores da terceira etapa da Coleção Pajeú a diversos espaços da cidade, levará à Praça da Messajana a autora Arlene Holanda, que apresentará o livro “No Balaio do Maracatu”.

Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o projeto da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio da Accece, é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano.

Contação de Histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira
Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30 e é realizada pela Associação de Geofilosofia (Ageac), que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 24/11, os temas serão “A prática da Meditação”, às 17h e “Geofilosofia: Herança de Sabedoria”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

*SERVIÇO:

FESTIVAL CONECTA

(Praça Clóvis Bevilacqua, em frente à Faculdade de Direito)

Quando: 23, 24, 25, 26 e 27 de novembro
Horários:De 17 horas às 23 horas
Entrada:Gratuita

MERCADO DA AEROLÂNDIA

(BR 116, 5431 – Aerolândia)

Humor nos Bairros

Quando: quinta-feira (24/11), a partir das 19h

Atração: Manguaça

Baile no Mercado

Quando: sábado (26/11), a partir das 19h

Atração: Banda Código 3

Forró no Mercado

Quando: domingo (27/11), a partir das 18h30

Atração: Os Três do Forró

MERCADO DOS PINHÕES

(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Baila Comigo

Quando: Sexta-feira (25/11), às 20h

Atração: Banda Código 3 e Induo Cia. de dança

Feira de Artes

Quando: sábado (26/11), às 17h

Atração Musical: DJ Ivan Timbó

Expositores: Aframoso, André Aguiar, Ateliê da Nanda, Ateliê Vyla Artes, B.Biscuit e Artesanato, Cacto Artes, Caramujolândia, Crias da Arte, Dendi Casa, Do Carmo, Ediane Soares, Expulsador, Flor do Sol, Jardim das Samambaias, Nêga Iúna, Oficina D.A.D.A, Oficina de Retalhos, Paulinho, Pedro Lins e Ricardo Fernande

PASSEIO PÚBLICO

(Rua Dr. João Moreira, S/N, Centro)

VII Memórias de Baobá

Quando: 24 a 26 de novembro, a partir das 8h
Programação completa: http://memoriasdebaoba.wixsite.com/viimemoriasdebaoba

Passeio Instrumental

Quando: Sábado (26/11) e domingo (20/11), a partir de 12h30min

Atrações: Mateus Ferias e convidado (26/11) e Trio Mistura Brasileira – Moacir Bedê, Marco Túlio e Nilton Fiore (27/11)

Piquenique

Quando: Domingo (27/11), às 9h30min

Atração: apresentação do grupo Ânima Teatro de Bonecos

DIA 25 É DIA DE MARACATU

Quando: sexta-feira (25/11), às 18h

Local: Praça da Messejana (Rua Pe. Pedro alencar, s/n – Messejana)

Atração: Maracatu Filhos de Iemanjá

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA

(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Contação de Histórias

Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h

Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

Workshop de Geofilosofia e Meditação

Quando: Quinta-feira (24/11) - 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30

Temas: “A prática da Meditação” e “Geofilosofia: Herança de Sabedoria”

*Programação sujeita a alteração.

Fim de semana em Fortaleza será animado com Festival Conecta, VII Memórias de Baobá, Piquenique e muita música

Programação é gratuita e acontece a partir de quinta-feira

Festival Conecta
A banda Capotes Pretos na Terra Marfim é uma das bandas selecionadas para participar da programação do Festival (Foto: Mocker Studio / Divulgação)

Um evento capaz de unir música, gastronomia, arte visual, artesanato e uma feira com produtos produzidos por jovens empreendedores. Esta é a proposta do "Conecta – Festival Artes sem Fronteiras", que irá proporcionar ,neste fim de semana, a experiência de novos olhares e novas formas de ocupar o espaço público.

Com uma estrutura pronta para 3 mil pessoas por dia, o evento, que tem início neste dia 23 e segue até sábado (26/11), vai agitar a Praça Clóvis Beviláqua, em frente à Faculdade de Direito e ao lado da Casa do Barão de Camocim. O prédio histórico, que compõe o complexo da Vila das Artes, sedia, na mesma época do evento, a edição anual da Casa Cor.

A programação contará com seminários, intervenções artísticas, diversas mostras, feira gastronômica e vários shows musicais. O line up do evento contará 26 atrações, sendo elas três convidadas e 23 locais selecionadas por uma equipe de curadores. São elas: Astronauta Marinho, Beat N’Jazz, Capotes Pretos na Terra Marfim, Casa de Velho, Cid, Danchá, Erivan Produtos do Morro, Gustavo Portela, Lorena Nunes, Mad Monkees, Máquinas, Marieta, Mel Mattos, Navigue, Nayra Costa, Nazirê, Old Books Room, Procurando Kalu, Projeto Rivera, Rodrigo Colares, Subcelebs e Tripulantes da Sabiabarca. Além das atrações convidadas, o grupo argentino Duo Finlândia (quinta, 24), a banda paulista O Terno (sexta, 25) e o baiano Tom Zé, que irá encerrar a noite de sábado (26).

Além dos grupos, artistas, produtores e outros agentes da cadeia produtiva da cultura, o Festival traz como diferencial a aproximação entre cidade, artista e público, destacando e valorizando a produção local, abrindo novas portas para a circulação de seus produtos e para a economia criativa. Uma das atrações nesse sentido será o Babado Coletivo, uma feira colaborativa que congrega trabalhos de estilistas, designers, chefs e artistas.

Promovido pelo Instituto Solaris, o Conecta tem o Apoio Cultural da TIM, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura (Secult) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura (Secultfor).

Humor nos Bairros, Feira de Artes e muita músicas no Mercados da Aerolândia e dos Pinhões
Os equipamentos culturais geridos pela Prefeitura de Fortaleza voltam a receber uma programação variada que inclui muita música, dança, gastronomia, artes plásticas e muito mais. Um dos locais que agita a cidade de Fortaleza é o Mercado da Aerolândia, onde a festa começa logo na quinta-feira (24/11), com mais um Humor nos Bairros. Nesta edição, o público vai cair no riso com o show de Manguaça.

A música começa a animar o público na sexta-feira (25/11), às 20h, no Mercado dos Pinhões com o Baila Comigo. A programação convida todos para dançar ao som das melhores canções interpretadas pela banda Código 3. Se a timidez impedir de arriscar alguns passos, os dançarinos da Induo Cia. de Dança estarão a postos para ajudar.

No sábado (26/11), tem programação nos dois equipamentos.O Mercado dos Pinhões recebe, a partir das 17h, mais uma edição da Feira de Artes. Em novo local, a programação continua uma boa oportunidade de adquirir os melhores produtos em artesanato, moda, design e outras manifestações artísticas em uma relação direta entre expositor e comprador. Além disso, quem for conferir a feira também poderá curtir a seleção musical do músico e produtor Ivan Timbó.

Nesta edição de novembro, o público vai poder conferir os trabalhos dos seguintes expositores: Aframoso, André Aguiar, Ateliê da Nanda, Ateliê Vyla Artes, B.Biscuit e Artesanato, Cacto Artes, Caramujolândia, Crias da Arte, Dendi Casa, Do Carmo, Ediane Soares, Expulsador, Flor do Sol, Jardim das Samambaias, Nêga Iúna, Oficina D.A.D.A, Oficina de Retalhos, Paulinho, Pedro Lins e Ricardo Fernande.

Já no Mercado da Aerolândia, no mesmo dia, às 19h, é a vez do Baile do Mercado promover a folia. Por lá, a banda Código 3 comanda a festa.

Domingo (27/11) é dia de Forró no Mercado em dobro. Às 18h30, o Mercado da Aerolândia recebe a banda Os Três do Forró para embalar o arrasta pé. Às 19h, a tradição no Mercado dos Pinhões continua com o Forró no Mercado fechando a programação do fim de semana. Por lá, Os Muringas cuidam do forró pé de serra.

Passeio Público recebe VII Memórias de Baobá, Passeio Instrumental e Piquenique
De 24 a 26 de novembro, o Passeio Público recebe parte da programação do VII Memórias de Baobá, encontro de formação que enfativa a cultura enquanto ampliação das experiências educativas na diáspora negra, através das expressões culturais negras.

O evento conta com uma diversidade de modalidades e recursos metodológicos, tais como: oficinas, rodas de formação, palestras, chão-redondos, apresentação de trabalhos científicos, exibição de filmes, rodas de conversa literárias, minicursos, envolvendo as diversas linguagens que o corpo propicia, dentro da perspectiva da cosmovisão africana como: teatro, pintura, artesanato, canto, dança, escritura, dentre outros.

Neste ano, com o significado da Década Internacional de Afrodescendentes, instituída pela ONU no período de 2015 a 2024, o Memórias de Baobá estará abrigando o Seminário Corpo-Dança Afroancestral que tem como tema o seguinte: Desafios e Perspectivas para uma pedagogia afrorreferenciada, numa parceria com o Balé Baião e o Ponto de Cultura Galpão da Cena, ambos de Itapipoca. Confira a programação aqui

O VII Memórias de Baobá é realizado pelo Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

Nos sábados e domingos, o som também toma conta do Passeio Público com as atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30, recebe, neste sábado (26/11), Mateus Ferias e convidado. No domingo (27/11), a música ficará por conta de Trio Mistura Brasileira – Moacir Bedê, Marco Túlio e Nilton Fiore.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (27/11), os pequenos vão se divertir com uma apresentação do grupo Ânima Teatro de Bonecos.

Dia 25 é Dia de Maracatu anima o bairro Messejana nesta sexta-feira
O projeto Dia 25 é dia de Maracatu chega no mês de novembro para animar a programação do fim de semana, desta vez no bairro Messejana. Nesta sexta-feira (25/11), às 18h, Praça da Messejana vai ficar encantada com toda a beleza do Maracatu Filhos de Iemanjá, que levará aos espaço o cortejo e a coroação da rainha.

O evento, que a cada dia 25 leva maracatus a diversos pontos da cidade, também conta com um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), que traduz o evento para o público surdo que estiver presente no local da apresentação.

Além disso, nesta edição de novembro, o projeto receberá a programação do Roda de Memórias. A atividade, que tem levado os autores da terceira etapa da Coleção Pajeú a diversos espaços da cidade, levará à Praça da Messajana a autora Arlene Holanda, que apresentará o livro “No Balaio do Maracatu”.

Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o projeto da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio da Accece, é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano.

Contação de Histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira
Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30 e é realizada pela Associação de Geofilosofia (Ageac), que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 24/11, os temas serão “A prática da Meditação”, às 17h e “Geofilosofia: Herança de Sabedoria”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

*SERVIÇO:

FESTIVAL CONECTA

(Praça Clóvis Bevilacqua, em frente à Faculdade de Direito)

Quando: 23, 24, 25, 26 e 27 de novembro
Horários:De 17 horas às 23 horas
Entrada:Gratuita

MERCADO DA AEROLÂNDIA

(BR 116, 5431 – Aerolândia)

Humor nos Bairros

Quando: quinta-feira (24/11), a partir das 19h

Atração: Manguaça

Baile no Mercado

Quando: sábado (26/11), a partir das 19h

Atração: Banda Código 3

Forró no Mercado

Quando: domingo (27/11), a partir das 18h30

Atração: Os Três do Forró

MERCADO DOS PINHÕES

(Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Baila Comigo

Quando: Sexta-feira (25/11), às 20h

Atração: Banda Código 3 e Induo Cia. de dança

Feira de Artes

Quando: sábado (26/11), às 17h

Atração Musical: DJ Ivan Timbó

Expositores: Aframoso, André Aguiar, Ateliê da Nanda, Ateliê Vyla Artes, B.Biscuit e Artesanato, Cacto Artes, Caramujolândia, Crias da Arte, Dendi Casa, Do Carmo, Ediane Soares, Expulsador, Flor do Sol, Jardim das Samambaias, Nêga Iúna, Oficina D.A.D.A, Oficina de Retalhos, Paulinho, Pedro Lins e Ricardo Fernande

PASSEIO PÚBLICO

(Rua Dr. João Moreira, S/N, Centro)

VII Memórias de Baobá

Quando: 24 a 26 de novembro, a partir das 8h
Programação completa: http://memoriasdebaoba.wixsite.com/viimemoriasdebaoba

Passeio Instrumental

Quando: Sábado (26/11) e domingo (20/11), a partir de 12h30min

Atrações: Mateus Ferias e convidado (26/11) e Trio Mistura Brasileira – Moacir Bedê, Marco Túlio e Nilton Fiore (27/11)

Piquenique

Quando: Domingo (27/11), às 9h30min

Atração: apresentação do grupo Ânima Teatro de Bonecos

DIA 25 É DIA DE MARACATU

Quando: sexta-feira (25/11), às 18h

Local: Praça da Messejana (Rua Pe. Pedro alencar, s/n – Messejana)

Atração: Maracatu Filhos de Iemanjá

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA

(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Contação de Histórias

Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h

Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

Workshop de Geofilosofia e Meditação

Quando: Quinta-feira (24/11) - 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30

Temas: “A prática da Meditação” e “Geofilosofia: Herança de Sabedoria”

*Programação sujeita a alteração.