05 de August de 2014 em Mobilidade

Fiscalização eletrônica das faixas de ônibus começa a funcionar neste sábado

Medida tem ainda caráter educativo. Serão 31 câmeras, no total, em todo o binário para fiscalizar o desrespeito às faixas de ônibus


A implantação do binário aumentou em 44% a velocidade dos ônibus nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís (Foto: Nely Rosa)

A priorização do transporte coletivo tem sido apontada como uma das principais soluções para a melhoria da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras. Seguindo essa tendência, a Prefeitura de Fortaleza implantou faixas exclusivas de ônibus no binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís. Para garantir o cumprimento a estes espaços, otimizando a velocidade operacional dos coletivos, começará a funcionar neste sábado (09/08) a fiscalização eletrônica em ambos as vias, mas ainda em caráter educativo.

Segundo o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Arcelino Lima, todo o corredor estará monitorado. “Serão 31 câmeras, no total, em todo o binário para fiscalizar o desrespeito às faixas de ônibus. Os demais veículos só poderão utilizá-las para fazer conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, sempre respeitando a sinalização existente. Para isso, o limite máximo para trafegar é de aproximadamente 100 metros”, esclarece.

Inicialmente, os infratores que desrespeitarem as regras de circulação receberão notificação educativa. A aplicação de multas será iniciada somente após um mês de funcionamento efetivo dos equipamentos. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas. Veículos particulares poderão circular desde que respeitem as regras de circulação. “A câmera fará a leitura das placas dos veículos que passarem pelas faixas destinadas aos ônibus. Se, na câmera seguinte, a mesma placa for flagrada, ficará registrada a irregularidade”, explica Lima.

Conforme as placas de sinalização vertical instaladas ao longo das avenidas, as faixas funcionam nos dias úteis, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.

Além das câmeras, outros quatro equipamentos de fiscalização eletrônica mistos, sendo dois em cada via, registarão as demais infrações como excesso de velocidade, parada sobre faixa, avanço do semáforo e conversão proibida. Um efetivo de 24 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), distribuído em três turnos,também atua diariamente para coibir infraç?es e garantir maior fluidez do tráfego. Há uma viatura percorrendo cada avenida ruas secundárias a fim de assegurar o cumprimento às regras de circulação viária e ainda um reboque à disposição caso haja necessidade.

A implantação do binário aumentou em 44% a velocidade dos ônibus nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís. A medida integra o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt), que prevê estratégias a curto prazo para a melhoria da mobilidade da cidade.

Fiscalização eletrônica das faixas de ônibus começa a funcionar neste sábado

Medida tem ainda caráter educativo. Serão 31 câmeras, no total, em todo o binário para fiscalizar o desrespeito às faixas de ônibus

A implantação do binário aumentou em 44% a velocidade dos ônibus nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís (Foto: Nely Rosa)

A priorização do transporte coletivo tem sido apontada como uma das principais soluções para a melhoria da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras. Seguindo essa tendência, a Prefeitura de Fortaleza implantou faixas exclusivas de ônibus no binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís. Para garantir o cumprimento a estes espaços, otimizando a velocidade operacional dos coletivos, começará a funcionar neste sábado (09/08) a fiscalização eletrônica em ambos as vias, mas ainda em caráter educativo.

Segundo o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Arcelino Lima, todo o corredor estará monitorado. “Serão 31 câmeras, no total, em todo o binário para fiscalizar o desrespeito às faixas de ônibus. Os demais veículos só poderão utilizá-las para fazer conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, sempre respeitando a sinalização existente. Para isso, o limite máximo para trafegar é de aproximadamente 100 metros”, esclarece.

Inicialmente, os infratores que desrespeitarem as regras de circulação receberão notificação educativa. A aplicação de multas será iniciada somente após um mês de funcionamento efetivo dos equipamentos. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas. Veículos particulares poderão circular desde que respeitem as regras de circulação. “A câmera fará a leitura das placas dos veículos que passarem pelas faixas destinadas aos ônibus. Se, na câmera seguinte, a mesma placa for flagrada, ficará registrada a irregularidade”, explica Lima.

Conforme as placas de sinalização vertical instaladas ao longo das avenidas, as faixas funcionam nos dias úteis, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.

Além das câmeras, outros quatro equipamentos de fiscalização eletrônica mistos, sendo dois em cada via, registarão as demais infrações como excesso de velocidade, parada sobre faixa, avanço do semáforo e conversão proibida. Um efetivo de 24 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), distribuído em três turnos,também atua diariamente para coibir infraç?es e garantir maior fluidez do tráfego. Há uma viatura percorrendo cada avenida ruas secundárias a fim de assegurar o cumprimento às regras de circulação viária e ainda um reboque à disposição caso haja necessidade.

A implantação do binário aumentou em 44% a velocidade dos ônibus nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís. A medida integra o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt), que prevê estratégias a curto prazo para a melhoria da mobilidade da cidade.