A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou, nesta quarta-feira (24/02), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Até o momento, 115.442 pessoas foram contempladas com a primeira dose da vacina, dentre as quais 34.999 receberam a segunda dose (D2) e, no prazo adequado, concluíram o processo de vacinação.
Enquanto aguarda o envio de novas remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde, que são recebidas e repassadas aos municípios pelo Governo do Estado, a Prefeitura seguirá administrando as segundas doses da Coronavac asseguradas aos grupos prioritários previstos, incluindo trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados.
Nesta terça-feira (23/02), 3.080 profissionais da linha de frente de combate à pandemia, mediante agendamento, foram vacinados com a denominada D2 no Centro de Eventos do Ceará, onde, ao longo do dia de hoje, a categoria seguirá em processo de vacinação.
Acesse a lista nominal de agendados:
http://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/
https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/lista-profissionais-d2.html
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a coordenadora das Regionais de Saúde de Fortaleza, Fabiana Sales, além de apresentar os indicadores vigentes, esclareceu dúvidas frequentes da população. A partir da chegada de novas doses da vacina à Capital, a administração de primeiras doses será retomada para ampliar o alcance da campanha.
“O Ministério da Saúde deverá enviar novas doses ao Governo do Estado do Ceará, que irá distribuir entre os municípios. A partir da chegada da nova remessa à nossa rede de frios, executaremos estratégias já prontas para alcançar o maior número de pessoas vacinadas nesta primeira fase da campanha, como trabalhadores da saúde ainda não contemplados e pessoas acima de 75 anos que ainda aguardam a primeira dose”, reiterou.
A logística implantada pelo Município irá beneficiar, inclusive, aqueles idosos cadastrados pela plataforma Vacine Já e pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza que, em virtude de alguma intercorrência, perderam a data do agendamento para a vacinação. “Com a chegada de novas doses, iremos programar um dia de repescagem, que será posteriormente divulgado”, assegurou.
Capacidade assistencial
Em virtude dos dados epidemiológicos e assistenciais vigentes, marcados pelo expressivo aumento do número de casos e de internações de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde informa que os 116 postos de saúde da Capital estão preparados para acolher, das 7h às 19h, casos leves associados à síndrome gripal.
Pacientes apresentando sintomas mais graves, associados à falta de ar intensa ou à febre alta e persistente, devem ser encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, abertas de domingo a domingo 24 horas por dia, que vêm recebendo 170 novos leitos para a finalidade.
“Estamos atravessando um momento marcado pela transmissão comunitária do vírus. É fundamental que permaneçamos vigilantes às medidas preventivas, a exemplo do distanciamento social, do uso de máscara e da higienização adequada e rotineira das mãos. Esses são cuidados por meio dos quais a sociedade pode colaborar com a quebra da cadeia de transmissão viral”, elencou.
Dúvidas frequentes
Para esclarecer dúvidas relacionadas à campanha de vacinação em Fortaleza, o contato é o telefone 156. O canal segue à disposição para a regularização de dados pessoais e eventuais mudanças na modalidade escolhida no ato do cadastro pelo site Vacine Já e pelo aplicativo Mais Saúde.