A Prefeitura de Fortaleza segue ampliando o alcance da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Até o momento, 94.394 pessoas pertencentes aos grupos prioritários receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponibilizados (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca) desde 18 de janeiro.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), somente neste sábado (13/02), 2.859 pessoas iniciaram o processo de vacinação. Simultaneamente, a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac, iniciada neste sábado no Centro de Eventos do Ceará, já foi administrada em 3.071 trabalhadores da saúde.
Trabalhadores da saúde
A vacinação continua neste domingo (14/02). Das 9h às 20h, mediante agendamento, estão sendo contemplados novos profissionais atuantes na linha de frente do combate à pandemia.
Os trabalhadores devidamente cadastrados pelas unidades hospitalares em que atuam devem se dirigir às salas de acolhimento destinadas à vacinação, cujas entradas acontecem pelo portão B da ala oeste. A lista nominal dos profissionais está disponibilizada no Portal da Prefeitura de Fortaleza.
“O grupo contemplado iniciou o processo de vacinação a partir de 18 de janeiro, logo após a chegada das primeiras doses à Capital. Agora, respeitando o prazo, iniciamos a administração da chamada D2 (segunda dose). Estamos, portanto, concluindo uma importante etapa, vacinando trabalhadores atuantes em hospitais”, esclareceu Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza.
Documentos
O imunobiológico vem sendo administrado mediante apresentação do cartão de vacina ou da tela do celular com o aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Na aba “Vacinas Aplicadas” estão detalhadas informações fundamentais, a exemplo da data do recebimento da primeira dose. Para fins comprobatórios, é indispensável a exibição de documento original com foto.
Idosos faltosos
Também neste domingo está ocorrendo a vacinação dos idosos acima de 75 anos que optaram pela modalidade drive-thru, mas perderam o agendamento na data determinada. A previsão é de que cerca de 800 idosos recebam a primeira dose do imunizante.