A Educação Inclusiva trabalha na construção de um sistema educacional que respeita as diferenças e promove a equidade no processo de aprendizagem. Com esse compromisso, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ampliará o número de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em 46 escolas municipais.
“Essa é uma ação estratégica para promover o desenvolvimento pleno dos nossos estudantes. As unidades de ensino selecionadas passarão a contar com dois professores para essa modalidade, ampliando o acompanhamento para que cada aluno tenha o suporte necessário”, explicou Idilvan Alencar, secretário da Educação.
As escolas selecionadas para receber o segundo professor do AEE foram escolhidas com base no maior número de matrículas de estudantes do público-alvo do atendimento, tanto na escola quanto na sua área de abrangência.
De acordo com Mônica Costa, coordenadora de Diversidade e Inclusão da SME, a ampliação reflete o comprometimento da gestão com a educação inclusiva. “O aumento do número de professores do AEE vem para fortalecer a inclusão no ambiente escolar, pois a atuação desses profissionais é um fator indispensável para a construção de uma escola com mais acessibilidade e menos barreiras”, afirmou Mônica.
Além dos professores, a Educação de Fortaleza também conta com 715 profissionais de apoio escolar e 1.767 assistentes de inclusão, que acompanham os estudantes com deficiência, autismo e altas habilidades/superdotação. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) acontece no contraturno escolar, seja nas 314 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), em instituições conveniadas ou por meio de práticas pedagógicas inclusivas nas salas de aula comuns.