
A Prefeitura de Fortaleza segue ampliando o alcance da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Até o momento, 79.666 pessoas pertencentes aos grupos prioritários foram contempladas com a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis contra o novo coronavírus. Na manhã desta quarta-feira (10/02), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Erlemus Soares, detalhou a logística em execução no Município.
Além do atendimento domiciliar em curso, seis centros de vacinação estrategicamente distribuídos pela Cidade seguem em operação via agendamento, vacinando aqueles idosos acima de 75 anos cadastrados que receberam a confirmação do agendamento por e-mail ou por WhatsApp ou acima de 90 anos, independente de agendamento. Na modalidade drive-thru, os locais são o Centro de Eventos, Arena Castelão, Iguatemi e RioMar Kennedy. Os outros dois pontos de vacinação estão nos Cucas do José Walter e da Barra do Ceará.
A orientação da SMS é de que os atendimentos direcionados aos Cucas atendam aos horários determinados a fim de evitar aglomerações. “O atendimento nos Cucas não é realizado via drive-thru. Para garantir maior comodidade, estamos seguindo critérios de georreferenciamento e ligando diariamente para os idosos cadastrados. Para manter a segurança de todos, é fundamental que todos cumpram o bloco de horas determinado”, orientou.
Transporte de idosos via agendamento
Paralelamente, a gestão municipal segue incorporando novas estratégias para atribuir celeridade ao processo de imunização. No início da tarde desta quarta-feira (10/02), será iniciada a logística para garantir transporte aos idosos que, no ato do cadastro, optaram pela modalidade drive-thru e não possuem alternativas próprias para o deslocamento até o local agendado.
Com a iniciativa, 200 veículos conduzidos por taxistas e motoristas de aplicativo atenderão às solicitações agendadas e confirmadas por meio do telefone 156. “Especificamente hoje, iremos direcionar os idosos agendados ao drive do Centro de Eventos”, informou.
Neste momento, serão contempladas, prioritariamente, pessoas acima de 80 anos cadastradas até 8 de fevereiro pela plataforma Vacine Já.
A iniciativa reúne esforços da Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Vacinação domiciliar
Simultaneamente, as equipes da SMS seguem executando a vacinação domiciliar dos idosos acima de 75 anos que optaram pela modalidade. O processo de imunização permanece cumprindo diretrizes prioritárias alinhadas às autoridades sanitárias. “Neste primeiro momento, estamos atentos aos critérios epidemiológicos, priorizando locais com maior circulação viral registrada”, esclareceu.
Reagendamentos
Ao elucidar dúvidas frequentes, Erlemus afirmou que no próximo domingo, 14 de fevereiro, aqueles que, eventualmente, mesmo mediante confirmação, não compareceram aos drives de vacinação no horário agendado poderão comparecer ao Centro de Eventos. O horário será informado em breve pelos canais oficiais da Prefeitura.
“Quem, por algum motivo, perdeu o agendamento poderá buscar uma segunda chance. Ao se dirigir ao Centro de Eventos no próximo domingo, a pessoa deverá levar o seu comprovante, mostrar o seu nome na lista e apresentar um documento oficial com foto”, explicou.
Para evitar intercorrências, o gestor reiterou a importância da atenção aos e-mails cadastrados, às caixas de spam, às mensagens de WhatsApp e à lista diariamente disponibilizada no portal da Prefeitura de Fortaleza.
Informações adicionais
Informações adicionais relacionadas à campanha, a exemplo dos planos Municipal, Estadual e Federal de vacinação, podem ser acessadas, também, por meio do site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.
