O município de Fortaleza está em primeiro lugar no ranking de capitais do Nordeste, em números absolutos, com mais pessoas vacinadas com esquema completo contra a Covid-19, ou seja, com segunda dose ou dose única. De acordo com os dados levantados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das informações divulgadas pelas próprias prefeituras, Fortaleza também é a única da região a ultrapassar 1,5 milhão de pessoas totalmente vacinadas - até o dia 21 de outubro, que representa 58,8% da população total.
De acordo com o prefeito José Sarto, esse é um resultado que expressa o compromisso da Prefeitura de Fortaleza em vacinar com celeridade a população.
“Fortaleza se destaca pelo empenho de nossas equipes de saúde, que vêm trabalhando incansavelmente, definindo estratégias, vacinando e levando esperança a toda a nossa gente com a maior agilidade possível. Desde o início da gestão, essa tem sido a nossa maior prioridade e é muito bom ver a cobertura vacinal avançando a cada dia, reflexo desse esforço coletivo e comprometido com a luta contra a pandemia”, afirmou.
A titular da SMS, Ana Estela Leite, lembra que a campanha de vacinação, iniciada em 18 de janeiro deste ano, começou com remessas menores de doses e avançou até atingir o atual resultado, celebrado pela gestão municipal.
“Este é um momento para agradecer todas as nossas equipes, desde a equipe do planejamento central como as que estão nos mais de 100 pontos de vacinação estruturados no Município ao longo desta campanha. Aplicamos um padrão de procedimento que acolhe os fortalezenses com carinho, respeito e de forma humanizada. O avanço representa esperança para nós que estamos enfrentando a pandemia”, ressaltou a secretária.
No total, foram vacinadas, em Fortaleza, 2.020.205 pessoas com a 1ª dose, 1.551.355 com a segunda e 30.410 com a dose única. A 3ª dose também está sendo aplicada, com 93.548 beneficiados. Ao todo, já foram aplicadas 3.695.518 doses.
Fortaleza segue atendendo a população via agendamento para a segunda e terceira dose. Somente nesta sexta-feira (22/10), a Prefeitura pretende vacinar cerca de 32 mil pessoas contra a Covid-19. Para o sábado (23/10), há aproximadamente 12 mil pessoas agendadas.
Além disso, já está liberado o atendimento da primeira dose a partir dos 12 anos cadastrados a mais de 24h no Saúde Digital, em pontos específicos.