A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Saúde e do Gabinete da Primeira-Dama, participou do Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas (PAIPP) para a primeira infância. A segunda etapa do PAIPP aconteceu durante uma semana do mês de agosto, no Teachers College da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. O Município foi representado pela secretária adjunta da Saúde, Ana Estela Leite, e pela assessora técnica do Gabinete da Primeira-Dama, Cristiana Silva, que, no decorrer do curso aprimoraram, o desenvolvimento de um plano de ampliação da experiência de Fortaleza com o programa Cresça com seu Filho/Criança Feliz, idealizado pela Primeira-Dama de Fortaleza, Carol Bezerra. O evento contou com a participação de gestores e técnicos das cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Boa Vista, Manaus, Ponta Grossa, Recife e Taubaté.
O Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas é uma iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, da Fundação Lemann e do Teachers College da Universidade de Columbia, em parceria com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (CEIPE FGV), que visa apoiar lideranças na elaboração, implementação de políticas públicas para a primeira infância no Brasil, via a elaboração de um plano.
Durante a segunda etapa do PAIPP, as cidades selecionadas partilharam com os representantes municipais projetos de relevância para primeira infância com ênfase nas áreas da saúde e educação, bem como programas que atuam de forma integrada com diversas secretarias. Segundo Claudia Constin, diretora do CEIPE FGV, “os projetos elaborados são desde a tradução da Base em currículos municipais e a definição de estratégias de transição da pré-escola para o ensino fundamental à formação de agentes comunitários de saúde para uma visitação domiciliar com uma abordagem intersetorial”.
De acordo com a secretária adjunta da Saúde, Ana Estela Leite, “o projeto de Fortaleza para o Cresça com seu Filho/Criança Feliz envolve a revisão das atividades desenvolvidas pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) durante as visitas domiciliares e a capacitação de novos ACS e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família, bem como supervisores intersetoriais vinculados à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci)”.
A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra sente-se fortalecida e motivada com os resultados alcançados do Cresça com seu Filho/Criança Feliz, pelo reconhecimento nacional e internacional do programa. “O nosso propósito é transformar o futuro das crianças fortalezenses ao investirmos na primeira infância”, conclui a idealizadora do Cresça.
Saiba mais
A primeira etapa do Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas (PAIPP) ocorreu em abril, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a Prefeitura de Fortaleza foi representada pela secretária da Saúde, Joana Maciel, e pela assessora técnica do Gabinete da Primeira-Dama, Cristiana Silva.
O programa de visita domiciliar Cresça com Seu Filho/Criança Feliz atende 36 bairros das áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano de Fortaleza, vinculado à Estratégia de Saúde da Família com o atendimento do Agente Comunitário de Saúde (ACS), sob a supervisão do enfermeiro. O Cresça com Seu Filho/Criança Feliz objetiva apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade. O Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz oferece visitas domiciliares diferenciadas para o estímulo ao desenvolvimento infantil. São ofertadas atividades de acordo com a faixa etária da criança que são demonstradas pelos agentes comunitários de saúde e acompanhadas com periodicidade semanal.
O objetivo principal do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz é ampliar as competências dos cuidadores para que possam promover atividades lúdicas que fortaleçam os domínios do desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e da linguagem das crianças de 0 a 3 anos de idade. Desde a implantação do programa, foram oferecidas mais de 70 mil visitas domiciliares para o atendimento de crianças de zero a 3 anos, desde o início do programa em 2014 até junho 2018, em bairros mais vulneráveis das Regionais I, V e VI de Fortaleza, tendo ofertado capacitação para mais de mil profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social.