Fortaleza foi convidada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, caso o Brasil seja escolhido como sede. Na manhã desta quinta-feira (28/09), representantes da CBF estiveram no Estádio Presidente Vargas para formalizar o convite junto à Prefeitura de Fortaleza e Federação Cearense de Futebol (FCF).
Atualmente, o Brasil trabalha no projeto de candidatura. O projeto da CBF prevê dez cidades, incluindo Fortaleza. Caso o Brasil seja escolhido como sede, seria a primeira Copa do Mundo Feminina realizada na América do Sul. O resultado final será divulgado pela Fifa no ano que vem.
"Fortaleza fez parte do sucesso da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, e não poderia estar de fora do processo prévio da candidatura do Brasil a sede da Copa Feminina de 2027", destaca o secretário geral da CBF, Alcino Reis. Para o representante, além de a Copa do Mundo ser um evento grandioso, também é uma pauta de desenvolvimento para o nosso País.
O vice-prefeito Elcio Batista participou do momento junto aos representantes da CBF. “Hoje, no Estádio Presidente Vargas recebemos a comitiva da Confederação Brasileira de Futebol, onde formalizamos o convite e a escolha de Fortaleza como uma das 10 cidades do Brasil para sediar a Copa Feminina de Futebol em 2027. Desde já, o prefeito Sarto assume o compromisso de tornar este momento histórico para o futebol feminino brasileiro e para Fortaleza, que reforça sua posição no mapa dos grandes eventos esportivos”, afirmou.
Para o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, o trabalho, realizado em parceria, fortalece ainda mais as chances. "A visita de hoje foi importante porque conheceram o novo Presidente Vargas após a reforma, que agora tem condições de receber treinos. Isso é importante porque irá fortalecer mais ainda o trabalho que estamos realizando nos campeonatos", destaca.
O secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Ozires Pontes, reforça a confiança no pleito. "O nosso país tem todas as condições. Nós entregamos tudo o que era necessário em 2014 e, de lá pra cá, a gente só vem avançando nos estádios, transporte público, setor hoteleiro. O estádio Presidente Vargas é um dos únicos estádios do Brasil a ter reconhecimento facial, é motivo de muita comemoração. Estou muito confiante por tudo que nós temos a oferecer", ressalta.
Também participaram da agenda o titular da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Francisco Ibiapina, e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da SDHDS, Christina Brasil.