A Prefeitura de Fortaleza foi selecionada para participar do Programa de Transformação em Gestão de Pessoas, realizado pela Comunitas, uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado. Ao lado de outros cinco municípios, de um total de 23 inscritos, Fortaleza deve focar o trabalho da consultoria no projeto de “redimensionamento da força de trabalho”.
“É uma parceria que vem de encontro a um desafio da gestão, qual seja, planejar e dimensionar a força de trabalho da prefeitura para assegurar a prestação de serviços à sociedade. Totalmente alinhado ao nosso Planejamento Estratégico”, comemora Mario Fracalossi, secretário adjunto municipal do planejamento, orçamento e gestão, pasta que articulou a participação da Prefeitura de Fortaleza no processo de seleção, junto com o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).
Conforme a coordenadora estratégica de pessoas da Prefeitura, Noeme Milfont, o estudo contempla quantidade, formas de seleção e contratação, habilidades e especialidades necessárias, num diagnóstico e projeção de médio e longo prazo. A mentoria da Comunitas tem início ainda em janeiro e se desenvolve ao longo de oito meses.
No Nordeste, além de Fortaleza, foi selecionada a cidade de Maceió (AL). As demais prefeituras aprovadas foram: Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Niterói (RJ) e Pelotas (RS). Trinta critérios foram pré-determinados para a pontuação.
"A qualificação dos servidores e o constante aperfeiçoamento da gestão de pessoas é uma das prioridades da Gestão do Prefeito Sarto, e o Iplanfor, sob as orientações do nosso superintendente Élcio Batista, tem o importante papel de buscar e fomentar iniciativas inovadoras para a Prefeitura também nessa área. O engajamento da Coordenadoria de Gestão Estratégica de Pessoas da Sepog, que orienta a política de pessoal na PMF, foi fundamental nesse processo e continuará sendo nos próximos oito meses de mentoria", ressalta Edgard Lombardi, coordenador de projetos inovadores do Iplanfor.
Um fator preponderante para a participação era que a cidade contasse com, ao menos, 200 mil habitantes. A Comunitas também buscou lideranças com perfil engajado e priorizou municípios cujos gestores acreditassem na pauta e demonstrassem potencial de gerar um efeito multiplicador, tanto em seus territórios como nos seus entornos.
O Programa
O Programa de Transformação em Gestão de Pessoas visa desenvolver de soluções inovadoras a desafios de gestão de pessoas
Este ano, o Programa contará com uma novidade, que é a metodologia de tutoria. Cada município terá um padrinho ou madrinha, uma pessoa com experiência na área de gestão pública, disposta a compartilhar suas experiências, e que vai acompanhar o participante ao longo das atividades.