Fortaleza é o quinto destino mais procurado pelos brasileiros para o feriado da Semana Santa, atrás do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Recife (PE). Para o feriado de Tiradentes (21/04), a capital cearense está em quarto lugar. Nesse caso, os três primeiros lugares mais procurados são os mesmos da Semana Santa, na mesma ordem. O ranking é da agência de viagens on-line Decolar e foi divulgado na última semana de março.
A estimativa da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) é de que a ocupação hoteleira durante os dois feriados supere a alcançada no mesmo período do ano passado e fique em torno de 60%.
O secretário do Turismo, Alexandre Pereira, ressalta o trabalho de promoção de Fortaleza como destino de viagem. “Essa notícia nos deixa muitos felizes, pois mostra que estamos no caminho certo. Fortaleza tem feito um plano de investimento muito forte em promoção e marketing. O prefeito Sarto tem investido muito em trabalharmos as feiras nacionais e internacionais, estamos também fazendo diversos workshops no País, mostrando a nossa nova Fortaleza. A Fortaleza, entre tantos atrativos, que tem hoje a beira-mar mais bonita do Brasil, que está toda urbanizada e que agora inicia também uma nova obra de requalificação na Praia de Iracema”, afirma.
O gestor destaca, ainda, a importância do turismo para a capital cearense. “O turismo representa um terço da economia da nossa cidade. Ele alimenta as famílias que trabalham na rede hoteleira, nos bares e restaurantes, na feirinha da Beira-Mar, nas barracas de praia. Enfim, ele é a grande mola propulsora do desenvolvimento econômico de Fortaleza”, diz.
Viagens internacionais
No ranking internacional, Buenos Aires (AR), Lisboa (PT), Santiago (CHL), Miami (EUA) e Orlando (EUA) são os destinos mais buscados no site e no app da Decolar para a Semana Santa. Para o feriado de Tiradentes, o ranking é praticamente o mesmo, mudando apenas o quinto lugar, quando Orlando perdeu o quinto lugar para Nova Iorque (EUA).
O levantamento da Decolar considera a procura por passagens aéreas em suas plataformas de vendas (site e aplicativo) para destinos nacionais e internacionais.