Adolescentes e jovens de Fortaleza terão acesso a uma nova estratégia para alcançar mais oportunidades de educação, inclusão digital e trabalho decente. Nesta terça-feira (09/11), às 8h30, no Cuca Jangurussu, em encontro com a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, fará a adesão da cidade à plataforma Um Milhão de Oportunidades (1MiO).
A estratégia tem foco nas pessoas de 14 a 24 anos, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade – como negras e pardas, indígenas, moradoras de periferias e com deficiência. Para auxiliar na busca por informações acessíveis e de qualidade sobre oportunidades e formação, a estratégia disponibiliza uma plataforma digital, que também funciona como um aplicativo adaptado para dispositivos móveis, incluindo informações desagregadas por regiões.
A atuação da plataforma está baseada no acesso à educação de qualidade, na inclusão digital e conectividade, no fomento ao empreendedorismo e protagonismo e no acesso ao mundo do trabalho de forma adequada a cada faixa etária em estágios, vagas de aprendiz e emprego formal. Além do UNICEF, a plataforma conta com a participação de empresas, sociedade civil, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e governos.
#AgendaCidadeUNICEF
O 1MiO é uma das estratégias que integram a #AgendaCidadeUNICEF, iniciativa do UNICEF para centros urbanos que será apresentada à Prefeitura de Fortaleza na mesma ocasião. A #AgendaCidadeUNICEF busca contribuir para transformação do local e de uma geração a partir da criação de oportunidades em educação, inclusão sócio-produtiva, enfrentamento da exclusão escolar, fortalecimento dos sistemas de saúde e educação para primeira infância e proteção contra violência. A proposta é começar o trabalho em um território vulnerável da capital e garantir a priorização de investimentos e ações de qualificação e integração de serviços para crianças e adolescentes.
Até 2024, o UNICEF apoiará as cidades parceiras com cooperação técnica, metodologias, apoio no monitoramento e intercambio com outras iniciativas locais e globais. O objetivo é contribuir para a mobilização de serviços municipais e atores chaves, como adolescentes, famílias, sociedade civil, setor privado, mídia e agentes culturais, para a criação de soluções e enfrentamento de privações e violência, melhorando a vida de meninos e meninas que vivem nas cidades.
Um Milhão de Oportunidades
Lançada em 2020, a estratégia Um Milhão de Oportunidades (1Mio) é a maior articulação pela juventude do Brasil, reunindo Nações Unidas, governos, setor privado e sociedade civil para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional, aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens (14 a 24 anos) em situação de vulnerabilidade. O 1Mio é parte do programa global Generation Unlimited (Geração Que Move, no Brasil), aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2018.
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.