A Prefeitura de Fortaleza avança na imunização da população fortalezense visando ao combate de pandemias. A partir desta segunda-feira (05/07), a vacina contra gripe será ofertada para toda a população a partir de 6 meses de idade. A aplicação ocorre nas salas de vacinação dos 116 postos de saúde da Capital, das 8h às 17h.
A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B. A gripe H1N1 foi declarada como pandemia em 2009 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e infectou mais de 70 países. Em 2010, a vacina contra o vírus foi incorporada à vacinação contra as outras influenzas, e o H1N1 circula hoje como uma influenza sazonal.
A campanha teve início no dia 12 de abril e contemplou, até o momento, mais de 218 mil pessoas entre os grupos prioritários da primeira, segunda e terceira fase. “É importante que os fortalezenses a partir de 6 meses de idade busquem os postos para receber a vacina contra a gripe, incluindo os que ainda não se vacinaram e faziam parte dos grupos prioritários das fases anteriores. Assim como a da Covid-19, esta é uma vacina pandêmica. Esta busca pode evitar um novo surto de gripe”, afirma Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização da SMS.
Crianças de 6 meses a menores de nove anos de idade
Serão aplicadas duas doses da vacina contra a gripe nas crianças de 6 meses a menores de nove anos de idade, que serão vacinadas pela primeira vez. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira.
Documentação necessária
Para ter direito à imunização, é necessário apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS.
Caso a pessoa tenha recebido a vacina da Covid-19, ela deve aguardar para receber a vacina da gripe respeitando o intervalo de, no mínimo, 14 dias, e vice-versa.