Fortaleza consolida sua posição como um dos principais motores da economia brasileira, com um desempenho excepcional na geração de empregos. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados quinta-feira (31/10), a capital cearense liderou o ranking de criação de novos postos de trabalho nas capitais do Norte e do Nordeste no mês de setembro de 2024 e também destacou-se no cenário nacional, ocupando a quarta posição entre as capitais brasileiras, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Em setembro, Fortaleza registrou um saldo positivo de 5.795 empregos, além de liderar em admissões (31.046) e estoque de empregos (754.736) entre as capitais das regiões Norte e Nordeste. Esse desempenho excepcional se repete no acumulado do ano: a capital ficou em segundo lugar em saldos de empregos entre as capitais do Norte e do Nordeste, com 29.067 novos postos de trabalho, sendo superada apenas por Salvador.
A força do mercado de trabalho de Fortaleza impulsiona a economia cearense. Em setembro, a capital cearense foi responsável por 60,8% dos novos empregos gerados no Estado (9.522), consolidando sua posição como o principal motor da economia cearense. No acumulado do ano, Fortaleza concentrou 53,1% dos empregos gerados no Ceará.
O desempenho positivo de Fortaleza se estende a diversos setores da economia, com destaque para os serviços, que lideraram a geração de empregos. Além disso, a capital cearense superou a geração de empregos de 15 estados brasileiros: Espírito Santo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Piauí, Amazonas, Tocantins, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, demonstrando a força do mercado de trabalho local.
Desde o início da gestão Sarto (2021), foram gerados mais de 132.097 empregos em Fortaleza, evidenciando o compromisso da administração municipal com a geração de emprego e renda. Para o secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, o saldo positivo é resultado de um trabalho de longo prazo. "Desde 2021 realizamos um conjunto de ações para estimular a economia, que começou no início da gestão do prefeito Sarto, focando em capacitação e em Leis de Incentivos Fiscais para atração de grandes empresas". Já o Brasil fechou o mês de setembro tendo registrado a criação de 247.818 novos postos formais de trabalho.