O Movimento Fortaleza Limpa participa do show do influenciador Whindersson Nunes, na noite deste sábado (25/05), no estádio Presidente Vargas (PV), com a presença de agentes ambientais e serviços de coleta seletiva. A apresentação busca arrecadar recursos para ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, que chama atenção para a importância da sustentabilidade como política pública.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) participa do evento com o objetivo de envolver a população e promover a conscientização socioambiental. O atendimento será realizado pelos agentes ambientais do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (Peas).
Para a coleta seletiva, será enviada uma equipe de 20 catadores do Projeto Re-Ciclo, serviço gratuito da Prefeitura de Fortaleza que conecta catadores a quem quer reciclar plástico, papel, vidro, metal, eletrodomésticos, óleo, tetrapak e isopor. Em pouco mais de um ano, a plataforma já garantiu a coleta de 656 toneladas e uma renda de R$ 600 mil para as associações de catadores parceiras do Projeto.
O Movimento Fortaleza Limpa tem como objetivo transformar a cidade em um lugar mais saudável e sustentável. Além do Re-ciclo, que foi finalista do Prêmio WRI Ross Center para Cidades 2023-2024, a capital conta com os programas Recicla Mais, E-Catador, E-Carroceiro e Máquinas de Reciclagem.