A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), participou do debate de questões relacionadas à área de controle durante XVI Encontro Estadual de Controle Interno. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (09/11) teve como tema “Controle Interno Conectando Redes em Ambientes Complexos”, e contou com a participação de cerca de 300 profissionais, entre gestores e servidores públicos ligados às atividades de controle interno e ouvidoria no país.
A secretária chefe da CGM, Christina Machado, evidenciou a importância do evento na promoção das boas práticas ligadas à área de controle. "Temos a chance de debater e conhecer novas oportunidades além da troca de experiências como forma de aperfeiçoar as iniciativas aplicadas na área de controle da administração pública. Dessa maneira, podemos elaborar estratégias para qualificar o trabalho já implementado no município de Fortaleza" destacou Christina.
A atividade envolveu palestras e painéis onde foram abordados questões como Redes e Ambientes Complexos, Análise de Dados e Inovação com direcionamento para Big Data Social e Ferramenta de Análise de Riscos de Ouvidoria (FARO), Atuação da Rede Estadual de Controle Interno da Administração Pública (RECIGP) e Monitoramento de Indicadores e Entregas, além de boas práticas de controle interno com foco no "Acompanhamento da evolução patrimonial dos agentes públicos e a automação do relatório de Controle Interno sobre as contas de gestão".
Participaram da abertura do evento o secretário executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais, Flávio Jucá, que representou a governadora Izolda Cela na ocasião, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno, Rodrigo Fontenelle, o analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Nascimento, e a secretária executiva da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, Juliana Guimarães.
Durante a palestra ministrada pela doutora em filosofia, Viviane Mosé, e pelo mestre em controle de gestão, Renato Trisciuzzi, foi destacado a importância de promover o controle na administração. “A gestão pública só é eficiente quando todos controlam, por isso é preciso estabelecer sistemas de distribuição de controle, e é aí que aparecem as redes. Mas é preciso entender que as redes, por se tratarem de ambientes de compartilhamento compostos por diversos agentes, são extremamente complexas”, reforçou Viviane.
No decorrer do encontro, a auditora de controle interno da CGE, Ana Luiza Cruz, foi homenageada com a Medalha de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual. A escolha da profissional como homenageada em 2022, se deu em virtude da realização da ação Implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IACM), para o Setor Público, na CGE.