A partir deste mês, a Prefeitura de Fortaleza, por meio das equipes de saúde bucal da Atenção Primária à Saúde, realiza inquérito epidemiológico para avaliação da população no que diz respeito à saúde bucal. O objetivo do SB Brasil, programa realizado no âmbito Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), implementado pelo Ministério da Saúde, é avaliar as condições de saúde bucal da população brasileira para subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Cerca de 17 equipes compostas por examinadores (cirurgiões-dentistas), anotadores (auxiliares de saúde bucal) e arroladores (agentes de saúde) irão avaliar crianças, adolescentes, adultos e idosos, de 5 a 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos, em domicílios sorteados previamente. Os participantes responderão a questões sobre sua condição socioeconômica, acesso e utilização de serviços odontológicos, dor dentária e orofacial, autopercepção e impacto da saúde bucal.
Durante os meses de maio e junho, os agentes de saúde percorreram os territórios dos setores censitários, identificando previamente pessoas com perfis de participação da pesquisa nos seus respectivos domicílios para que, durante o mês julho, seja iniciada a avaliação.
A partir dos questionários, será possível identificar as doenças bucais mais prevalentes, bem como a necessidade de próteses dentárias, as condições de oclusão, o traumatismo dentário e o impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida das pessoas, entre outros aspectos.
SB Brasil
O Programa SB Brasil (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal) realiza o inquérito em mais de 50 mil pessoas de 26 capitais e Distrito Federal, além de 395 municípios do interior. O projeto marca a continuidade de pesquisas realizadas desde 2003 sobre saúde bucal da população brasileira.
Atendimento odontológico no Município
No município de Fortaleza, os postos de saúde oferecem atendimento odontológico. São ofertados, em cada unidade, serviços de atenção básica em saúde bucal, tais como restaurações, tratamento periodontal e exodontias. Além disso, ações de promoção e prevenção em saúde bucal são desenvolvidas pelas equipes de saúde bucal do Programa de Saúde da Família, dentre elas: orientação de higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, palestras educativas e exames de prevenção ao câncer de boca.
Caso o paciente necessite de serviços especializados, ele será encaminhado pelo dentista do posto para um dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), unidades de referência para as Equipes de Saúde Bucal (ESB) que ofertam procedimentos clínicos odontológicos complementares aos que são realizados na Atenção Primária. A rede municipal de Fortaleza possui quatro CEOs, além da parceria com três unidades estaduais.