Começar o ano com festa, e nele encontrar renovados motivos para celebrar. Com esse ânimo, mais de um milhão de pessoas se despediram de 2024 e deram boas-vindas ao ano novo na madrugada desta quarta-feira, entre 31 de dezembro e 01 de janeiro, no Aterro da Praia de Iracema. O Réveillon de Fortaleza 2025 marcou a noite de fortalezenses e turistas e gerou emprego e renda para milhares de pessoas, reafirmando sua posição de destaque no panorama nacional como melhor Réveillon do Brasil.
A alegria começou cedo, às 18h30, com show do cearense Paulo Benevides. Em seguida, se apresentaram a cantora Vanessa da Mata e a banda Paralamas do Sucesso.
Para João Barone, guitarrista dos Paralamas do Sucesso, tocar no Réveillon de Fortaleza é especial. "Fortaleza é sempre muito astral, muito emocionante. A gente chega no Ano Novo de alma lavada quando vem fazer o Réveillon aqui no Ceará, é muito bonito mesmo, a gente fica muito feliz," celebra o artista. A banda fez um show com grandes sucessos da carreira, como Óculos, Lanterna dos afogados e Meu erro.
Apresentando um show marcado por canções autorais marcantes, como Amado e Medo de chuva, e por clássicos de ritmos como sertanejo e MPB, Vanessa da Mata manifestou desejos para o ano novo. "Eu só espero que a gente tenha presentes divinos. Conforme a gente aja, que eles se manifestem da melhor maneira possível para todo mundo, para os que mais sofrem, eu desejo todo o carinho da vida, que chegue até cada um de vocês, com as melhores oportunidades do universo para todo mundo. E que o nosso Brasil seja mais amoroso com seu povo, seja mais querido, mais seguro, tenha mais proteção de todos os lados. Axé pra todo mundo," saudou a artista.
O DJ e cantor Pedro Sampaio comandou a virada, com direito a efeitos pirotécnicos e fogos de artifício de baixo estampido. Continuando a festa, subiu ao palco o rapper, cantor e compositor Matuê. Beirando o amanhecer do dia, a paraense Joelma encerrou a programação.
Passando o Réveillon no Aterro pelo segundo ano seguido, o bailarino Isaac Pereira Mateus se entusiasma ao falar da festa. "É incrível, sempre alcança as expectativas que eu tenho. Um palco muito bom, cantores muito bons, e essa conexão com o mar, com a natureza, ao mesmo tempo ouvindo músicas que a gente gosta, que nossos pais ouviam, que a gente ouve agora, é uma honra presenciar isso," conta ele desejando para si e para o público boas novas para o ano que chega. "Muito trabalho, muita paz, muita prosperidade, energias positivas para todo mundo," conclui.
A enfermeira Samara Gonçalves veio do Piauí com a família para curtir o Réveillon de Fortaleza e destaca o acolhimento como qualidade da Capital. "É uma cidade acolhedora, segura, organizada, boa para estar com a família. E as atrações são nacionais, para todos os gostos," sintetiza. Sentindo-se em casa, ela trouxe inclusive uma barraca de acampamento para proporcionar mais conforto para a filha, que poderia sentir sono durante a festa.
Para o encarregado de terminal Igor Luís da Costa e Souza, é de lei passar o Réveillon no Aterro. A cada ano ele renova a tradição, entretanto, a festa é sempre diferente. "A festa é muito boa. É uma alegria enorme estar aqui, é onde a gente nasceu, é onde a gente mora. Sempre tem uma renovação. Dá para se divertir bastante e é uma festa bem familiar," avalia.
Impacto na economia
A Prefeitura de Fortaleza estima que o Réveillon e a alta estação este ano devam gerar um impacto de R$ 4,7 bilhões na economia da Cidade. Durante o período, a cidade deve receber 600 mil turistas.
A festa no Aterro da Praia de Iracema, com entrada gratuita e grandes nomes da música brasileira, é um dos fatores responsáveis por impulsionar esse crescimento, ao movimentar uma cadeia que envolve mais de 50 setores da economia.
Ao longo de 2024, a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) investiu na capacitação para a alta estação. Foram oferecidos cursos para bartenders, turismo de base comunitária e orientações dos produtos turísticos nos hotéis e na Feirinha da Beira-Mar, entre outros.
Plano operacional
Para garantir a segurança e o bem estar da população durante o Réveillon, a Prefeitura de Fortaleza montou um cuidadoso plano operacional, com a participação de diversos órgãos. O evento contou com ações nas áreas de segurança, limpeza, ordenamento, sustentabilidade e mobilidade para garantir uma grande festa para fortalezenses e turistas.