O prefeito Roberto Cláudio recepcionou autoridades e passageiros que desembarcaram nos voos inaugurais do Hub do Aeroporto Pinto Martins, nesta quinta-feira (03/02). A aterrissagem das aeronaves KLM, de Amsterdã, e da Joon/Air France, de Paris, marca o começo das operações do centro de conexões da Air France/KLM/Gol. O governador Camilo Santana esteve no voo inaugural que saiu da capital francesa.
“Hoje é um divisor de águas para o Aeroporto e a Cidade. A conexão direta com Paris e Amsterdã abre as portas do Brasil, via Fortaleza, para a Europa e outros países da África e Ásia. Isso representa mais fluxo de passageiros e, principalmente, um novo intercâmbio cultural, econômico e social entre os países. Fortaleza vai ganhar milhares de turistas dispostos a consumir e a gastar, gerando mais emprego, dando oportunidade e inclusão, além de fortalecer toda a cadeia turística de hotéis, restaurantes e transportes”, destacou Roberto Cláudio.
“Quero dar as boas vindas a toda a delegação da KLM e Air France. É um dia muito importante para Fortaleza e Ceará, um passo importante na consolidação de um centro de conexões aéreas do Nordeste a partir de Fortaleza. Viemos no voo Paris-Fortaleza. Foi rápido, confortável, tive a oportunidade de conhecer a cabine do piloto e fiquei muito emocionado, tanto que estou segurando até agora a bandeira do Ceará, que é a porta do Brasil. Quero agradecer por toda a parceria e tenho certeza que estamos consolidando um grande projeto”, disse Camilo Santana.
Com os novos voos vindo da Europa, a Secretaria do Turismo no Ceará (Setur) estima cerca de 60 mil e 70 mil turistas estrangeiros no Estado ao ano. Em dois anos, aponta o Estado, a marca deve crescer, atingindo 150 mil turistas. Já em voos nacionais, este número, aponta a Setur, deverá atingir 1,5 milhão de passageiros/turistas.
A partir desta semana, serão três voos semanais vindos de Paris (Joon/Air France) e três vindos de Amsterdã (KLM). Até o fim deste ano, terão início cinco novas operações para a Argentina (GOL) e duas diárias para os Estados Unidos (GOL), uma para Miami e outra para Orlando. Além dos voos internacionais, a GOL passará a operar 50 voos nacionais por dia