A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza já administrou 806.341 doses dos imunobiológicos disponíveis. Na manhã desta segunda-feira (17/05), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou os indicadores e celebrou os números alcançados. “Desde o primeiro dia da campanha, iniciada em 18 de janeiro, 500.552 pessoas receberam a primeira dose da vacina, dentre as quais 305.789 foram estão contempladas com a segunda”, informou a titular da SMS, Ana Estela Leite.
No fim de semana (15 e 16/05), mais de 70 mil pessoas foram agendadas para a vacinação. “Só domingo, nós agendamos mais de 39 mil pessoas para receber a segunda dose da CoronaVac que estava em atraso. Era o compromisso do município de Fortaleza que, tão logo nós recebéssemos essas doses, aplicaríamos nas pessoas que, ansiosamente aguardavam por esses dia", ressaltou Ana Estela.
Ainda durante a transmissão, Ana Estela detalhou a vacinação dos grupos prioritários atendidos até agora. “Vacinamos, com a primeira dose, 105.897 trabalhadores da saúde, 102.934 idosos acima de 75 anos, 240.035 pessoas de 60 a 74 anos, 4.590 profissionais atuantes nas forças de segurança e salvamento, além de 46.789 pessoas pertencentes à terceira fase da campanha”.
Repescagem
A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta segunda e terça-feira (17 e 18/05), no Centro de Eventos do Ceará, a repescagem de determinados grupos que, por alguma circunstância, perderam a data ipara a administração da vacina contra a Covid-19.
“Nesta segunda-feira (17/05), estaremos acolhendo e dando uma nova oportunidade às pessoas pertencentes à terceira fase da campanha. Já na terça-feira (18/05), a repescagem irá contemplar trabalhadores da saúde”, especificou Ana Estela.
Selo de acreditação Hospital da Mulher
Além de avançar na campanha de vacinação contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Fortaleza continua aprimorando a capacidade administrativa e assistencial das unidades de saúde do Município.
Ainda durante a transmissão ao vivo, o diretor executivo do Hospital da Mulher de Fortaleza, Rodrigo Linhares, celebrou a conquista do selo de acreditação nível 1 alcançado pelo equipamento, concedido pela Organização Nacional de Acreditação às instituições de saúde brasileiras que atendem aos padrões e requisitos de segurança e qualidade na assistência prestada ao paciente, em todas as áreas e atividades, incluindo os aspectos estruturais e assistenciais.
“Atualmente, apenas 6% dos hospitais do Brasil são acreditados. Nós nos submetemos, voluntariamente, ao processo porque acreditamos na nossa equipe e na nossa capacidade de aprimorar o nosso atendimento. Então, cumprindo os pré-requisitos estabelecidos, fomos aprovados, neste mês de maio, com louvor”, declarou.
De acordo com Ana Estela, o laudo final emitido pela entidade avaliadora atesta o padrão de qualidade e a cultura de segurança do Hospital da Mulher, beneficiando, diretamente, a população assistida pela rede pública de saúde de Fortaleza.
Em 2019, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Redentor recebeu o selo de nível 1. A unidade foi a primeira UPA a receber a classificação entre todas as UPAs do Nordeste.