A Prefeitura de Fortaleza vacinou, nesta terça-feira (02/02), 3.056 pessoas contra a Covid-19. Com isso, o número total do vacinômetro chega a 48.641. As vacinas estão sendo aplicadas, neste momento, nos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia, idosos acima de 75 anos e pessoas com deficiência acima de 18 anos institucionalizadas. A vacinação dos idosos acima de 60 anos que residem em lares de longa permanência já foi concluída.
Drive-thru no Centro de Eventos
A modalidade drive-thru destinada aos idosos foi iniciada hoje pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no Centro de Eventos do Ceará, e segue até domingo (07/02), das 9h às 16h. Devem comparecer ao local (acesso pelo túnel da Rua Firmino Rocha Aguiar) os idosos previamente agendados na plataforma Vacine Já e que receberam a confirmação por e-mail ou WhatsApp.
Serão vacinados idosos acima de 75 anos, gradativamente, começando pelos mais idosos, cumprindo as recomendações federais e estaduais de priorização dos que possuem mais idade.
Drive-thru no Iguatemi
Visando dar maior celeridade à vacinação para este público, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) também está disponibilizando a modalidade drive-thru, no Shopping Iguatemi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Clique para saber mais.
A Sesa vai vacinar idosos a partir de 75 anos, por ordem decrescente de idade, que já se cadastraram pela Prefeitura de Fortaleza. Com o objetivo de evitar aglomerações, Sesa e SMS ressaltam que somente serão atendidos no drive-thru aqueles idosos que receberam a confirmação do agendamento por e-mail e telefone fornecido no cadastro.
Nos locais, é necessário apresentar documento com foto e CPF para ser vacinado.
Vacinação domiciliar
A SMS reforça ainda que permanece durante toda a semana a vacinação domiciliar dos idosos. Lembrando que as equipes atuam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, devidamente uniformizados com a camisa da campanha, crachá de identificação e paramentados com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs). Em caso de dificuldades de acesso à internet, um familiar poderá realizar o cadastro nos postos de saúde.
Medidas de proteção
A Prefeitura reitera os cuidados necessários para proteção individual. A pessoa que tiver recebido a primeira dose deve estar atenta aos cuidados de prevenção que continuam sendo fundamentais. É necessária a aplicação de duas doses para que as pessoas sejam consideradas imunizadas. O uso de máscara, a higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel e o distanciamento social precisam ser mantidos.