Fortaleza possui 1.393.346 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, dessas, 472.823 completaram o ciclo de imunização, tomando também a segunda dose, e outras 26.546 receberam dose única. Os números representam uma cobertura de 52,8% da população com pelo menos a primeira dose ou dose única, e 18,5% com as duas doses ou dose única, segundo dados atualizados nesta segunda-feira (26/07) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A população pode conferir a data de agendamento da vacina pela plataforma Vacine Já (https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/) ou pelo site Coronavírus Fortaleza (https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/lista-agendados-vacinacao.html).
Segunda dose
De acordo com a secretária da Saúde, Ana Estela, o sistema de agendamento apresentou uma inconsistência, neste domingo (25/07), lançando datas para vacinação da segunda dose, porém, algumas tiveram de ser corrigidas.
“Várias pessoas apareceram com agendamentos para a segunda dose, e elas ficaram visíveis por mais de uma hora, porém, logo depois, foram corrigidas. Então, quem teve agendamento de D2 ontem tem que verificar novamente o Vacine Já ou buscar o nome na lista para ver se esse agendamento continua. Só procure o centro de vacinação se confirmar esse agendamento. E fiquem tranquilos, porque não haverá prejuízo no agendamento do dia previsto para a D2”, disse a secretária.
A SMS definiu pontos fixos para aplicação da segunda dose das diferentes vacinas para facilitar a procura da população. No Centro de Eventos, os agentes de saúde oferecem D2 de AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. Nos quatros Cucas de Fortaleza, a população encontra D2 apenas da CoronaVac e nos postos de saúde da Capital, apenas a D2 da AstraZeneca.
Balanço “Dia D” da multivacinação
No último sábado (24/07), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da SMS, realizou o “Dia D” da multivacinação para incentivar a população a atualizar o cartão de vacinas. Como resultado, 28.418 doses de vacinas de rotina foram aplicadas. Somente contra a Influenza, declarada como pandemia em 2009 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foram 14.380 doses aplicadas.
"Continuamos com nossa campanha, não só contra Covid-19, mas com as outras 17 vacinas disponíveis em nossos postos de saúde. Não percam a oportunidade, neste momento de férias escolares, de maior flexibilidade do deslocamento, de procurar atualizar o cartão de vacinação”, frisou Ana Estela.
Quem não pôde comparecer no sábado, pode procurar um dos postos de saúde para receber as vacinas de rotina.