A Prefeitura de Fortaleza atualizou, nesta quinta-feira (22/04), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Desde 18 de janeiro, 403.276 pessoas receberam, mediante agendamento, a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 166.825 já estão contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose, administrada dentro do prazo adequado.
Em virtude de logística operacional, ao longo da última quarta-feira (21/04), data em que se celebra o feriado de Tiradentes, 18.276 doses foram aplicadas no Município. 46 pontos de vacinação distribuídos pela Cidade estiveram em funcionamento para acolher os grupos prioritários cadastrados pela plataforma Saúde Digital e devidamente agendados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Segundas doses de AstraZeneca
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a secretária-adjunta da Saúde do Município, Aline Gouveia, reiterou que idosos contemplados com a vacina AstraZeneca nos drives de vacinação terão a segunda dose administrada em domicílio obedecendo ao intervalo de 90 dias.
“A consulta da data de agendamento deve ser realizada pelo site Vacine Já. O horário não está especificado em virtude das rotas do dia, que dependem de fatores externos, a exemplo do trânsito e do tempo de cada atendimento. No decorrer do dia, as equipes estarão nas residências agendadas”, esclareceu.
Margem segura para o reforço
A SMS reitera a importância da administração do reforço assegurado pela segunda dose da vacina contra o novo coronavírus, cuja data de aplicação depende da característica do imunobiológico.
“As pessoas contempladas com a CoronaVac devem, também mediante agendamento, receber o reforço dentro de um prazo máximo de 30 dias. Já a segunda dose AstraZeneca deve ser aplicada dentro de 90 dias. Esta é a margem de tempo segura para a eficácia do reforço”, explicou.
Trabalhadores da saúde
Ainda durante a live, Aline Gouveia esclareceu os critérios prioritários para a vacinação gradual dos trabalhadores da saúde de Fortaleza. “Todo profissional ativo tem direito à vacinação. Porém, em virtude do recebimento gradual de vacinas, foram estabelecidos critérios de maior exposição, partindo da mais alta para a intermediária e, assim, sucessivamente. Há toda uma legislação. Portanto, pedimos maior atenção no momento de preencher o cadastro e informar em que circunstância a atuação se enquadra”, alertou.
Dúvidas frequentes
Ao elucidar questionamentos da população, a SMS orienta pacientes acometidos por sintomas gripais a aguardar 30 dias a partir do início do quadro para receber a vacina.
“Mesmo agendadas, pessoas infectadas ou acometidas por casos suspeitos de Covid-19 devem aguardar para receber a vacina. Passado o prazo de 30 dias, os Centros de Vacinação devem ser procurados. A vacina será administrada mediante apresentação do agendamento, de documentos pessoais e da justificativa da ausência”, informou
Terceira fase da campanha
O avanço da campanha de vacinação contra o novo coronavírus para as próximas fases irá acontecer mediante o envio de novas remessas de imunobiológicos pelo Ministério da Saúde. “Estamos atribuindo celeridade à logística de aplicação das doses. Seguimos aguardando o envio de novas vacinas para o Governo do Estado do Ceará, que seguirá realizando a distribuição entre os municípios”, concluiu.