Intensificar, sistematizar e planejar escolas ecologicamente sustentáveis e mais equitativas é a proposta da nova agenda da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME). Com esse propósito, participam do programa Rotterdam's Green Blue Schoolyards, na Holanda, o vice-prefeito Élcio Batista, a secretaria da educação do município, Dalia Saldanha e a secretária da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), Angélica Leal. O treinamento aborda agendas conectadas à crianças e adaptação climática, com uma solução comum: mais natureza nos pátios escolares, além de apoiar escolas, visando transformar seus espaços ao ar livre em áreas de lazer naturais para projetos de educação e uso comunitário.
A formação segue quatro pontos chaves importantes para a gestão pública, voltados para educação infantil: compreender o conceito de pátios escolares ao ar livre; estudar e examinar de forma criativa os elementos-chave necessários para o design de políticas e implementação dos espaços verdes nas escolas; identificar oportunidades e desafios que podem ser aplicados para a melhoria das mesmas; aprender a avaliar o próprio papel da gestão como facilitadora e líder, além de entender suas competências e recursos para agir em iniciativas já adotadas.
Entenda a parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Fundação Bernard Van Leer
A Prefeitura de Fortaleza iniciou seu vínculo com a Fundação Bernard Van Leer por meio de uma cooperação técnica realizada em 2020, com foco em revisar o Plano Nacional de Primeira Infância, introduzindo a iniciativa Urban 95, com apoio, também, da consultoria do Instituto da Infância (Ifan).
Em 2021, a cidade recebeu representantes da Fundação, para uma colaboração visando à expansão dos microparques urbanos de Fortaleza. O objetivo do projeto é transformar espaços abandonados em locais de encontro, lazer e educação ambiental.
A parceria resultou na construção de dois projetos pilotos que já foram implantados. A expectativa é que mais 30 microparques sejam construídos até o final do ano de 2023.
Além dessas ações, a Fundação Bernard Van Leer tem apoiado com outros projetos importantes para incentivar a leitura, a brincadeira e a música, promovendo o fortalecimento de vínculos entre crianças e cuidadores.
Por fim, a Prefeitura de Fortaleza recebeu estudos para a implantação de projetos da Rede Urban95, também realizados pela Fundação Bernard Van Lee. O Urban95 visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. Líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas são convidados a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – a altura média de uma criança de 3 anos.
O motivo de estar presente no Programa Rotterdam's Green Blue Schoolyards", é trazer mais um projeto importante para as escolas municipais de Fortaleza, intensificando o trabalho que já vem sendo feito, assim como estreitar o vínculo com a fundação.
Sobre a Fundação Bernard Van Leer
A Fundação Bernard Van Lee é uma Organização privada que busca desenvolver e compartilhar o conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância. Fornecem apoio financeiro e expertise para parceiros de governos, sociedade civil e privada para ajudar no teste e ampliação de serviços que efetivamente melhorem a vida de crianças pequenas e suas famílias.
Nos últimos 50 anos, foram investidos mais de meio bilhão de dólares para iniciativas em todas as regiões do planeta. As parcerias geradas, estão presentes em políticas públicas de mais de 25 países, com inovações na prestação de serviços e treinamento, amplamente adotados por governos e organizações sem fins lucrativos para gerarem ideias revolucionárias que mudaram a maneira como as partes interessadas, dos pais aos formuladores de políticas, pensam sobre os primeiros anos de uma criança.