Esta semana, a live #ObservatóriosEmRede Ao Vivo! recebe o Prof. Raniere Moreira, pesquisador do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE) e coordenador do Observatório das Cidades do Cariri, para debater o tema "Os Observatórios e seu papel na gestão democrática das cidades".
A marca da desigualdade social e territorial em Fortaleza é expressa por indicadores de pobreza, de habitação, inclusão produtiva e de violência nos territórios precários, presentes em 12% do território que abriga aproximadamente 40% da sua população (DataSUS/IBGE, 2010). Por outro lado, a maior parte dos bairros mais ricos se concentra apenas na Regional II.
Tendo em vista que esses paradoxos socais são uma característica comum a muitas cidades, os observatórios cidadãos se fazem espaços de mobilização de atores da sociedade e articulação em rede para monitorar e colaborar com a gestão pública de cada território. A partir dessas organizações, é possível construir processos de formação para a cidadania ativa, com base no diálogo e na escuta sensível da população local sobre o cotidiano da cidade e a proposição de resoluções coletivas dos desafios das questões urbanas.
Observatório do Cariri
O Observatório das Cidades do Cariri é um programa de extensão da Universidade Federal do Cariri, vinculado ao LaCITE, que visa contribuir para a ampliação da participação cidadã no trato das questões urbanas e na gestão das cidades, por meio do delineamento de estratégias e instrumentos que favoreçam a reflexão, a construção coletiva de ações e a incidência nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das cidades que formam a Região Metropolitana do Cariri, composta pelos municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.
Serviço:
Live: "Os Observatórios e seu papel na gestão democrática das cidades"
Data: 04/06 (quinta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Instagram do Observatório de Fortaleza (@observatoriodefortaleza)
Apresentação: Cláudia Leitão (diretora do Observatório de Fortaleza)