A Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), vinculada à Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), inicia a partir das 7h de segunda-feira (13/05), na Praia de Iracema, o curso de salvamento aquático e primeiros socorros para alunos da Associação de Surf do Pirambu e Adjacências (Aspas), que estimula a prática de esportes e outras atividades lúdicas para jovens de 13 a 18 anos.
O inspetor Antônio Vieira, comandante do ISA, explica que essa iniciativa vai trazer vantagens para os jovens e para a própria GMF. "Daremos um pontapé inicial neste curso com a Associação do Pirambu, mas temos planos de levá-lo para outras comunidades. O intuito é capacitar o cidadão e até mesmo ter o surfista como um aliado no trabalho de salvamento. Com essa capacitação, ele vai ser um suporte e, se algo ocorrer, vai saber abordar e transportar a vítima", disse.
Com duração de 20 horas/aula, o curso será dividido entre teoria e prática, abordando conceitos sobre flutuação, respiração, tipos de nados, graus de afogamentos, primeiros socorros, resgate com prancha e transporte da vítima.
Para o coordenador e idealizador do Projeto Aspas, Jean Carlos, o curso é mais um ato benéfico para estimular os jovens a não optarem por caminhos ruins na vida. "Sempre tivemos o intuito de auxiliar não só na questão do esporte, mas também na parte psicológica, física e da família. Nós nos preocupamos com o futuro, trazendo vários cursos específicos que possam levar à profissionalização. Essa parceria com a Guarda Municipal de Fortaleza potencializa ainda mais esse processo de capacitação. Tivemos 45 inscritos, entre homens e mulheres, e muito mais gente solicitou a participação", afirmou.
Serviço
Início do curso de salvamento aquático para jovens de projeto de surf do Pirambu
Data: 13/05 (segunda-feira)
Horário: 7h
Local: Base da Inspetoria de Salvamento Aquático (Rua Pacajus, 63 – Praia de Iracema)