Durante o evento de aniversário de Fortaleza, neste sábado (13/04), a primeira turma de alunos do curso de formação profissional do concurso da Guarda Municipal operou na área de segurança e apoio ao evento. Ao todo, 226 futuros guardas municipais atuaram na festa como atividade de estágio supervisionado.
A formação, que é uma realização da Academia da Segurança Cidadã (Amsec), faz parte da última etapa do concurso. Na prática, os alunos conheceram o funcionamento do plano operacional de segurança e atuaram junto aos agentes distribuídos pelos espaço da festa, dando suporte às áreas de segurança, monitoramento e prevenção, além de dar apoio aos diversos servidores da gestão municipal que trabalharam na fiscalização e trânsito.
“A atividade de estágio durante o aniversário da cidade foi pensada para prestigiar o evento e para que os alunos tenham contato com o que aprenderam em sala de aula e coloquem em prática durante a festa. Assim, quando eles terminarem o curso já estarão capacitados e serão aptos a atuar como guardas municipais”, ressaltou o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Cel. Heraldo Maia.
O evento proporcionou grandes oportunidades de praticar os preceitos da formação, destacou o inspetor Demócrito Gordiano, coordenador geral do curso de formação profissional da GMF. "Tudo o que foi visto em sala de aula, de maneira teórica e prática, nós estamos aplicando e vivenciando no dia de hoje. O evento é um teatro de operações complexo, envolve várias situações que eles vivenciaram nas 480 horas de curso, que eles vão poder visualizar e colocar em prática," explicou Gordiano.
Escolhido pelos colegas como orador da turma, o candidato Thiago Gondim considerou a experiência no aniversário da cidade como uma grande oportunidade. "Está sendo um privilégio participar de eventos como o aniversário de Fortaleza, uma das maiores capitais do nosso Nordeste e do Brasil, e ter esse contato mais próximo com a comunidade", celebrou.
O Curso de formação tem dois meses de duração, com 480 horas-aulas, e conta com aulas teóricas e práticas, além do estagio supervisionado. Entre as disciplinas técnicas e práticas aprendidas, estão o gerenciamento de crise em ocorrência de alto risco, noções de operacionalidade e abordagens, técnicas de imobilização, algemação e condução, prestação de assistência a pessoa em situação de vulnerabilidade, legislação internacional sobre direitos humanos e mediação de conflitos.
Para a candidata Valdilane da Silva, o curso é "uma experiência única". Ela sente que o processo corresponde ao propósito de formar uma guarda cidadã. "Foi muito difícil chegar até lá. Eu sempre tive essa paixão pela segurança pública e todo dia é uma realização de um sonho. Você sai de casa para proteger o cidadão, é por eles que a gente fica aqui e que dá o nosso melhor," comprometeu-se Valdilane.
"O curso me revelou uma doutrina diferente, voltada para a segurança cidadã, para os direitos humanos, então realmente para mim está sendo muito gratificante," relatou o candidato Valdemar Parente, acrescentando que a excelência da formação está relacionada às competências dos professores. "Uma coisa muito importante que eu percebi no curso é a qualidade dos instrutores e todos pertencem à Guarda. Perceber essa qualidade dentro da instituição foi muito gratificante, está sendo uma formação edificante."
O processo também contempla a manutenção do condicionamento físico e o conhecimento das estruturas da Guarda Municipal na perspectiva de bens, patrimônios e serviços públicos e da rotina operacional de serviço em postos fixos e do serviço móvel.
Além dos 226 alunos da Turma 1 (T1), que estão, agora, cumprindo o estágio supervisionado, a Secretaria da Segurança Cidadã convocou a Turma 2 (T2), formada por mais 280 alunos que segue em formação desde o começo de abril. Após o curso de formação, os candidatos que não forem eliminados durante essa fase serão submetidos à prova de avaliação final, de caráter eliminatório.