A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) iniciou, por meio da Academia de Segurança Cidadã (Amsec), na manhã da última quinta-feira (12/12), a primeira turma do "Curso de abordagem a pessoas em situação de rua", com carga horária de 7h/a.
O curso visa ao preparo dos agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), como operadores de segurança pública, na aplicação de procedimentos responsáveis para um melhor atendimento a pessoas em situação de rua, diminuindo os impactos das diferenças sociais e econômicas, principalmente àqueles em condições de vulnerabilidade.
Os módulos de aprendizado abordam temas como as possibilidades de reinserção social e resgate da população de rua por meio da arte e da cultura, o desafio da garantia dos direitos integrais à população de rua, a intervenção das políticas públicas nas ruas, a rede de atendimento a essa população e o trabalho da sociedade civil.
A capacitação será conduzida por instrutores da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Pastoral do Povo da Rua, Casa São Francisco de Assis e Coletivo Arruaça.
A Sesec pretende capacitar todos os pelotões especializados da GMF até novembro de 2020, com previsão de contemplar uma turma de 40 alunos por mês.