O posto de coleta de leite do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (HMDZAN) necessita de doações de leite materno e está incentivando a doação domiciliar para reforçar os estoques. A unidade, administrada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), possui UTI Neonatal com a média mensal de 42 internações. Entre os bebês internados, há prematuros extremos e, para eles, o leite materno é mais que alimento: é condição de sobrevivência.
“O leite materno significa sobrevivência para muitos recém-nascidos internados nas nossas UTI neonatais. A doação do leite humano é uma partilha de uma mãe para outra, um verdadeiro ato de amor ao próximo”, afirma a titular da SMS, Ana Estela Leite.
Como doar
As futuras doadoras podem entrar em contato, por telefone (ver abaixo), com o posto de coleta do hospital para fazer um pré-cadastro. Após análise de exames de pré-natal, é marcada a visita domiciliar para a entrega do kit de doação (gorro, máscara, vidro estéril e folder de instruções).
A doadora realiza a coleta do seu leite e, após isso, entra em contato com o Hospital para o recolhimento do material por uma equipe destinada às captações domiciliares, na casa das voluntárias.
Horário de funcionamento
O horário de funcionamento para atendimento por telefone é diário, de 7h às 19h. A coleta domiciliar ocorre de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
O diretor do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, Rodrigo Linhares, explica que a campanha é um incentivo para ampliar a doação de leite materno. “Nosso intuito é conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da doação de leite materno, principalmente a importância do leite para os bebês internados”, ressalta.
Na doação, qualquer quantidade de leite pode ajudar. “Até a menor quantidade de leite é importante para ajudar nas refeições dos bebês. Dependendo do peso, 1ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido”, explica o diretor.
Importância do leite materno
O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o seu completo e correto desenvolvimento. Além disso, contém substâncias como anticorpos e glóbulos brancos, essenciais para proteger o bebê contra doenças.
Também traz benefícios para a mãe, como o menor risco de desenvolver o câncer de mama e de colo do útero, queima de calorias favorecendo o retorno ao seu peso regular, o útero regressa mais rapidamente ao seu tamanho, dentre outros.
O leite materno permite que bebês e crianças se desenvolvam com mais saúde e fiquem protegidos de infecções, diarreias e alergias. E é especialmente importante para prematuros internados que não podem ser alimentados diretamente pela própria mãe.
Sala de Apoio à Mulher que Amamenta
O Município possui 20 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta, locais de apoio destinados ao compartilhamento de informações sobre os benefícios do aleitamento materno, além da orientação de técnicas que auxiliam uma boa amamentação. Também coletam leite humano, que é encaminhado aos bancos de leite dos hospitais da rede pública e beneficiam outras crianças prematuras que não têm a condição de serem alimentadas com leite da mãe.
Cada sala consegue captar entre quatro e cinco litros de leite humano por mês. O equipamento conta com o apoio de um enfermeiro e técnico de enfermagem, capacitados para proporcionar um melhor acolhimento às mulheres, esclarecendo dúvidas e repassando orientações sobre o assunto.
Serviço
Doação de leite materno no HMDZAN
Telefone: (85) 9836-0172
Atendimento: diariamente, de 7h às 19h