O Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann realiza atividades comemorativas ao sexto aniversário nesta sexta-feira (17/08), a partir das 7h30. A programação terá início com alvorada da banda da Polícia Militar, seguida de apresentação do Balé das Cadeirantes, missa em ação de graças e sessão solene em homenagem a data.
A unidade integra a rede hospitalar do Município, composta por mais outros nove hospitais e funciona em regime de retaguarda, dando suporte exclusivo para a assistência à mulher, oferecendo consultas em 15 especialidades médicas, além de atendimentos nas áreas de Nutrição, Psicologia e Serviço Social.
No hospital, são oferecidos atendimento nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia (incluindo atenção à gravidez de alto risco, malformação fetal e infecção gestacional), Ortopedia, Endocrinologia, Mastologia, Hebiatria (consultas para adolescentes), Psiquiatria (incluindo Psiquiatria Geriátrica), Neurologia, Cardiologia, Traumatologia, Reumatologia, Urologia, Uroginecologia, Proctologia e Infectologia.
No setor de Obstetrícia, há quatro salas para parto normal, centro cirúrgico obstétrico, Unidade de Terapia Intensiva adulto com dez leitos disponíveis e UTI neonatal de médio risco.
No centro cirúrgico geral, podem ser realizados procedimentos como cesárea, rinoplastia (intervenção cirúrgica no nariz), laqueadura tubária, limpeza cirúrgica, artroplastia de quadril (substitui a articulação do quadril por próteses), entre outras.
O centro de imagens conta com equipamentos para mamografia, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, radiologia e eletrocardiografia.
O acesso aos serviços do Hospital Zilda Arns é oferecido mediante encaminhamento realizado pelos postos de saúde, e a unidade também funciona como retaguarda nas áreas de Traumatologia e Obstetrícia.
Policlínica
Junto ao hospital maternidade, a Prefeitura de Fortaleza deverá entregar, até setembro, a segunda Policlínica de Fortaleza, cujas obras foram visitadas no último dia 8 de agosto pelo prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana.
Ocupando uma área construída de 2.680 m², com investimento de R$ 10 milhões, quando concluída, a nova unidade contará com 16 consultórios ampliando e qualificando a atenção especializada em saúde, proporcionando atendimento secundário ambulatorial nas seguintes especialidades médicas: Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastro-Endoscopia Digestiva, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia-Obstetrícia e Traumato-Ortopedia, possibilitando o acesso à população em geral.
Dentre os exames que serão ofertados pela Policlínica estão: ultrassonografia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma e raio X. A unidade será a segunda policlínica construída pela Prefeitura de Fortaleza e conta com apoio do Governo do Estado, dotando o Ceará com 21 policlínicas.
Hospital Infantil de Fortaleza (HIF)
A Secretaria Municipal da Saúde trabalha para concluir um complexo de saúde junto ao Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann. Para isso, o prefeito Roberto Cláduio já anunciou a ampliação do Hospital Infantil de Fortaleza (HIF), que ganhará novas instalações onde já funciona o Hospital da Mulher e será entregue a policínica. O novo equipamento terá 104 novos leitos, aumentando em 250% no quantitativo de leitos infantis e terá investimentos na ordem R$ 9 milhões.
O novo HIF terá uma área de 4.298 m², divididas em dois pavimentos, térreo e superior, com uma estrutura de 19 leitos de observação de urgência (sete berços, oito berços-cama e quatro camas), além de sete unidades de tratamento de urgência e 78 de internação. Será ofertado também atendimento de urgência e emergência, sala de estabilização, leitos de tratamento semi-intensivo, de isolamento e de pequenos procedimentos invasivos. A obra, que já possui o projeto arquitetônico aprovado pela Caixa Econômica Federal, aguarda apenas a liberação do recurso.
Após a construção, a unidade poderá ter a sua capacidade instalada ampliada, por meio de uma pactuação com o Hospital Infantil Albert Sabin, referência ao atendimento terciário no Estado do Ceará, ofertando também leitos de retaguarda.