Em uma iniciativa para avaliar e apoiar os serviços de saúde oferecidos à população, o prefeito em exercício, Gardel Rolim, realizou uma série de visitas às unidades de saúde de Fortaleza. Neste sábado (24/02), ele acompanhou os trabalhos no Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter - o Gonzaguinha do José Walter, onde avaliou de perto o funcionamento e as necessidades da unidade de saúde, garantindo que continue a oferecer os serviços de referência.
“É muito gratificante chegar e ver um hospital como esse, na periferia da cidade, num bairro importante como o José Walter. Nós saímos de 150 a 200 partos por mês e atingimos a marca de 400 partos por mês. A estrutura física aliada a essa organização clínica foi possível para que a gente dobrasse a capacidade desse hospital, que atualmente é o que mais realiza partos no Ceará”, constatou Gardel durante a visita.
Com perfil secundário e maternidade, este Gonzaguinha possui emergência 24 horas na área de obstetrícia. Realiza cirurgias obstétricas de urgência e funciona como retaguarda para leitos de clínica médica, via Central de Regulação de Leitos.
Gonzaguinha do José Walter
Fundado em 1986, o hospital passou pela reestruturação do atendimento materno infantil da Capital, e, em 2022, ganhou uma nova unidade, localizada ao lado da estrutura antiga, que ampliou 185% da sua capacidade, passando de 54 para 154 leitos.
“Mais importante que a ampliação realizada é a qualidade do serviço prestado aqui no hospital. É uma unidade que tem um papel social enorme aqui na região do José Walter e para a população de toda Fortaleza. Com a chegada do Gonzaguinha de Messejana, nós vamos ampliar ainda mais a assistência para pacientes com o perfil de atendimento obstétrico”, destacou Galeno Taumaturgo, titular da Saúde.
A nova estrutura hospitalar foi completamente readequada e modernizada para atender as novas regras regulamentares vigentes. Sua área passou de 3 mil para 6 mil metros quadrados, possibilitando a ampliação de leitos e garantindo o ganho no número de atendimentos.
Um dos grandes destaques do novo Gonzaguinha do José Walter é a quantidade de salas PPPs - oito no total. Com isso, a capacidade do hospital para realização de partos ampliou em 312%, saindo de 177 partos, por mês, para 730.
O resultado desse investimento já pode ser constatado: em 2023, foi o hospital público da rede municipal que mais realizou partos, totalizando 4.863, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A unidade registra números expressivos: no ano passado, contabilizou um total de 22.669 atendimentos obstétricos em situações de urgência e emergência, com uma média mensal de 1.967. Além disso, houve 9.146 internações, uma média mensal de 762, e foram realizadas 4.112 cirurgias, com uma média mensal de 343. O número total de exames realizados, incluindo laboratoriais, imagens, ginecológicos e outros, foi de 53.252, com uma média mensal de 4.438.
Até janeiro de 2024, o hospital já registrou 819 internações e 435 partos. Mykaelle Mesquita foi uma das centenas de mulheres que se tornaram mães pela primeira vez no hospital. Após o parto normal realizado na última quinta-feira (22/02), ela contou com alegria o processo que passou com muita tranquilidade graças à infraestrutura e equipe do hospital.
“Eu me preparei para vir para cá, fui acolhida, internada e o tempo todo as enfermeiras e médicas da equipe estavam do meu lado dando todo apoio, me senti muito a vontade. Esse momento é muito especial para meu marido e para mim, ainda mais por ser nosso primeiro filho”, comentou.
Com duas salas cirúrgicas, uma sala de pequenos procedimentos e oito salas de pré-parto, parto e pós-parto, o Hospital Gonzaguinha José Walter está bem equipado para atender às necessidades médicas obstétricas e ginecológicas.
Dentro da linha materno-infantil, a Prefeitura de Fortaleza conta com cinco hospitais, sendo eles três Gonzaguinhas (José Walter, Barra do Ceará e Messejana), o Nossa Senhora da Conceição e o Hospital da Mulher.