O prefeito José Sarto e o governador Camilo Santana autorizaram, em solenidade na manhã desta quarta-feira (27/01), o início das obras do Hospital Universitário do Ceará (HUC). Localizado dentro do campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi, a unidade contará com atendimento em mais de 30 especialidades médicas e terá 654 leitos, dentre os quais, 184 de UTI.
Assim como o Instituto Dr. José Frota (IJF), o novo equipamento prestará serviços de assistência terciária, com atendimento de casos de alta complexidade, e prestará suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.
A unidade vai ocupar uma área de 79,5 mil m². Estão sendo investidos R$ 274.741.427,37 em obras e serviços de engenharia e arquitetura, montagem dos sistemas envolvidos e comissionamento das edificações.
Durante a solenidade, governador Camilo Santana apresentou detalhes sobre a nova estrutura, que será o maior hospital público do Ceará. O espaço contará com um edifício de sete andares e três torres principais: clínica, cirúrgica e materno-infantil.
De acordo com o governador, além do atendimento na atenção terciária, o Hospital Universitário do Ceará terá um relevante papel de contribuir com a formação de estudantes da Uece, formando novos profissionais da área da saúde. “É um sonho, uma luta enorme realizada ao longo dos últimos anos e hoje estamos iniciando essa construção. Para nós, é um momento histórico para a saúde pública do Ceará e para a formação dos novos profissionais de saúde da nossa Universidade Estadual”, frisou o governador.
Para Sarto, a unidade está situada em uma área estratégica e vai beneficiar população das periferias da Capital e de cidades da Região Metropolitana. “Dessa forma, poderemos assistir municípios vizinhos. Com o governador, também estudamos ampliação da mobilidade para que o acesso e o fluxo ao hospital seja fluido, visto que vai demandar uma maior circulação de profissionais, pacientes, e isso tudo deve transformar o entorno”, destacou.
O prefeito comentou, ainda, que saúde é a maior demanda da sociedade brasileira e que o novo equipamento irá auxiliar na luta para oferecê-la a quem mais precisa. “Este é um desafio complexo e que se renova a cada dia, mas com parcerias, inteligência e inovação, vamos conseguindo vencer”, afirmou.
Saiba mais
O Hospital Universitário do Ceará terá centros cirúrgico e obstétrico; leitos de apoio e observação, serviços de terapia intensiva em neonatologia, pediatria e adulto; urgência e emergência; enfermarias pediátricas e adultas; ambulatórios; consultórios médicos, odontológicos, de Serviço Social, Psicologia e Nutrição; dois auditórios; área de ensino e heliponto; além de serviços de Fisioterapia, Endoscopia, Cardiologia, Neurologia, Imagem e Diagnóstico.
Seu entorno também receberá melhorias por meio das adaptações urbanísticas que serão executadas durante as obras do hospital, como o alargamento das vias de acesso, paisagismo, iluminação, entre outras intervenções.