Aos 75 anos, o aposentado Antônio Airton Dias não conseguiu comparecer ao dia do agendamento para vacinar-se no drive-thru contra a Covid 19, mas neste domingo (14/02), a primeira dose, enfim, foi aplicada. Ele e outros idosos a partir de 75 anos que optaram pela modalidade e perderam o agendamento estão comparecendo ao Centro de Eventos durante o dia, no horário de 9h às 17h, para serem vacinados.
Antônio Airton chegou cedo à estrutura implantada pela Prefeitura e elogiou a logística estabelecida. “Essa segunda chance foi de fundamental importância para garantir o início do meu processo de imunização. Tomei a primeira dose, fui muito bem recebido e já estou ansioso pela segunda. A gente percebe a organização, o carinho e o empenho da administração pública”, avaliou.
A Secretaria Municipal da Saúde estima que, até o fim do dia, cerca de 800 idosos devam iniciar o processo de imunização. Para a finalidade, 10 vacinadores, distribuídos em seis mesas distintas, estão atuando simultaneamente.
Os idosos deverão apresentar o comprovante de agendamento retroativo e um documento original com foto.
Prestes a completar 80 anos, a também aposentada Maria do Carmo da Silva descreveu o próprio sentimento. “Meu coração, neste momento, está cheio de paz e de calma. Este é um importante passo para vencermos esta pandemia. Além da vacina gratuita, a Prefeitura está de parabéns pelo atendimento. Achei perfeito, rápido e muito organizado”, considerou.
Acompanhada por familiares, Núbia Maria de Melo, aos 85 anos, celebrou o recebimento da primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca e garantiu: “Nem doeu. Aqueles que perderam a chance no primeiro agendamento podem vir sem medo”, assegurou sorridente.
Atuando como vacinadora, a enfermeira Deijany Gomes reiterou a importância do engajamento dos profissionais da saúde diante do enfrentamento ao quadro pandêmico. “Neste momento, mais do que em qualquer outro, eu sinto orgulho da minha profissão. Estamos lutando desde o início da pandemia e, agora, estamos fazendo parte dessa história de esperança e de superação”, comemorou.
Idosos acima de 90 anos
A Prefeitura de Fortaleza informa, ainda, que os idosos acima de 90 anos, mesmo sem agendamento prévio, podem procurar os Centros de Vacinação para receber o imunobiológico, bastando apenas estar munidos de comprovante de endereço e documentos pessoais.
Vacinação domiciliar
De acordo com o coordenador da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares, a vacinação em domicílio também continua ocorrendo diariamente, mediante agendamento pelo Vacine Já, por meio da atuação de equipes que trabalham devidamente uniformizadas, paramentadas com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) e identificadas por crachá.