.jpg)
O Instituto Dr. José Frota (IJF), equipamento hospitalar da Prefeitura de Fortaleza, lançou o videocast “Conexão IJF”, que tem como objetivo ofertar um espaço educativo para esclarecer dúvidas, desmistificar mitos e alertar a população sobre a prevenção de acidentes. O primeiro episódio já está disponível no canal oficial do hospital no Youtube. Com o lema de “24 horas de proteção à vida”, a iniciativa conta com a parceria do Instituto Pró-Hemo Saúde e IPH Educa.
Ao todo, o boletim inédito contará com 11 episódios, trazendo entre os entrevistados profissionais especialistas que atuam no IJF para abordar temas relacionados à prevenção, tais como: quedas, medicina de emergência, acidentes com as mãos, intoxicações, queimaduras, bucomaxilo, hemorragias e sangramentos, entre outros traumas de alta complexidade - perfil de atendimento do hospital. Os apresentadores do Conexão IJF são Raquel Pessoa, assessora do Centro de Estudos e Pesquisas do IJF, e Walter Feitosa, coordenador da Comissão de Residência Médica do IJF.
“O IJF entende seu papel social na orientação de políticas públicas e atuação na prevenção de acidentes mais comuns em nossa capital. Nosso foco é fortalecer a nossa rede de prevenção e chamar a atenção da sociedade de que os alertas, por mais simples que sejam, podem salvar vidas. O projeto é voltado para a população, com uma linguagem de fácil entendimento e com boas dicas que o cidadão poderá aprender e praticar no seu cotidiano”, explica Raquel Pessoa.
Neste primeiro episódio, o Conexão IJF traz o tema “Prevenção de Acidentes com as Mãos” e recebe como convidado o médico e cirurgião de mão, João Gilberto Macêdo.
Sobre o Instituto Dr. José Frota
O Instituto Doutor José Frota (IJF), em funcionamento desde 1936, é o maior hospital de rede de assistência da Prefeitura de Fortaleza, integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade de nível terciário é referência regional no socorro às vítimas de traumas de alta complexidade, lesões vasculares graves, queimaduras e intoxicações agudas.
O IJF funciona em plantão 24 horas e conta com equipes clínicas multiprofissionais, mais de 20 especialidades médicas e estrutura para o diagnóstico por imagem, laboratórios, centros cirúrgicos, enfermarias, consultórios e áreas de observação. A instituição também é destaque no ensino, na formação de novos profissionais, na pesquisa e na orientadora de políticas públicas em saúde.
